Dica #05 – Sobras são a nova matéria-prima

“Filhos” da Economia Circular, o upcycling e outros conceitos similares seguem agitando o mercado e sendo inspiração para muitos negócios, atribuindo aos “restos” não mais a ideia de lixo descartável, mas de matérias-prima com grande potencial. Os materiais de “ex-descarte” podem ser comercializados ou permutados entre empresas parceiras, doados pela ou para a população, reutilizados em novos processos de produção, transformados em bioenergia… As possibilidades são infinitas!

Insights

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

• Procure por empresas que possam estar interessadas nos materiais que você jogaria fora. Hoje quase tudo pode ser reaproveitado!
  • Pense se você consegue reutilizar os restos da sua produção em novos produtos ou itens para doações. Exemplo: restos de tecido que podem virar roupas de pet para abrigos; caixas de tetrapak que podem virar colchonetes para pessoas sem teto; etc.
  • Se você ainda não possui um negócio, que tal considerar este modelo para a criação do seu serviço?
  • Pesquise sobre recursos reutilizáveis, como por exemplo captação de água da chuva (através de uma cisterna, por exemplo), restos orgânicos para compostagem, etc. É possível implementar algumas dessas ideias no seu negócio?

Fonte: Guia de Tendências – SEBRAE PR