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ACISA Podcast – Desenvolva uma mente empreendedora que domine o mercado

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Empreender no próprio negócio é o desejo de muitas pessoas. Mas tirar a ideia do papel é uma meta que exige alguns caminhos, tais como comprometimento, criatividade, planejamento, entre outros. Muitos empreendedores encontram dificuldades na etapa de avaliação dos riscos e no preparo pessoal para enfrentar os desafios com conhecimento e qualidade. Entretanto, é possível desenvolver uma mente empreendedora de sucesso.   

Não é de hoje que abrir o próprio negócio faz parte dos objetivos profissionais dos brasileiros. Algumas estatísticas recentes indicam que cerca de 39% da sociedade, ou seja, podemos dizer que é uma parte significativa, enxerga no empreendedorismo uma forma mais compensadora de atuação profissional do que o trabalho “convencional” em uma empresa privada ou no serviço público

Dentro desse cenário, vemos o setor crescer. Por necessidade ou desejo de ter o próprio negócio, muitos profissionais têm se dedicado ao empreendedorismo nas últimas décadas.

Empreendedorismo em alta no Brasil

Dados apontam que a crise econômica dos últimos anos levou milhões de brasileiros a abrirem o próprio negócio, principalmente os chamados microempreendimentos. Um exemplo são os registros de MEIs que cresceram 8,4% em 2020.

Porém, esse texto destaca que ter uma mente empreendedora não deve ser entendido como uma característica desejável apenas entre aqueles que querem empreender no mundo dos negócios.

Isso porque o empreendedorismo, conforme definição do Sebrae, “é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade”.

Ou seja, você não precisa ter o seu próprio negócio para pensar de maneira empreendedora. Na prática do seu trabalho, qualquer que seja ele, é possível impactar positivamente seu entorno de modo a gerar mudanças significativas para as pessoas — sejam elas seus colegas de trabalho ou clientes — através de um pensamento inovador e criativo.

Mente em constante movimento

Empreender, sobretudo em um mercado competitivo e cada vez mais digital, exige uma mente em constante movimento.

Um estudo publicado na Harvard Business Review, revelou que o cérebro tem uma tendência a reagir mais em situações de maior stress. Essa ação impacta diretamente na tomada de decisões, que ganham inclinação a serem realizadas de forma pouco criativa.

Visão de futuro

Sendo o empreendedor aquele que realiza propósitos, uma das principais características de uma mente empreendedora é a capacidade de ter um olhar amplo para tudo ao seu redor.

Podemos chamar tal característica de visão sistêmica. Esse olhar para o todo está diretamente relacionado à capacidade de vislumbrar o futuro a partir dos aprendizados do passado e o foco no momento presente.

Comprometimento

Para que um sonho, meta ou projeto se concretize, é preciso trabalhar com disciplina e empenho.

Seja qual for seu propósito, então, é importante se comprometer com cada etapa necessária para alcançá-lo.

No ambiente de trabalho, por exemplo, sendo você líder ou gestor, também faz parte dessa capacidade de comprometimento motivar e engajar sua equipe para o alcance de alta performance e dos resultados desejados.

Resiliência

Uma das principais características de uma mente empreendedora se resume a uma palavra que há algum tempo vem sendo bastante utilizada no mundo dos negócios: resiliência.

Trata-se de uma soft skill pela qual conseguimos aceitar que as frustrações e crises vão nos acompanhar por toda a nossa extensa jornada pela vida.

Tal aceitação pode nos tornar mais bem preparados para as turbulências que, independentemente do nosso esforço e disciplina, surgem no meio do caminho.

Otimismo

Ser resiliente não significa, de modo algum, esperar sempre pelo pior: ao contrário, quer dizer apenas que, se as coisas não saírem exatamente como o planejado, ainda assim é possível encontrar novos caminhos para atingir um propósito.

É nesse sentido que uma mente empreendedora, ao mesmo tempo que cultiva a resiliência, mantém sempre vivo o otimismo (porém, moderado e distante da ideia ilusória de que tudo sempre vai dar certo) diante das imprevisibilidades do mundo.

Criatividade

Nem sempre as coisas saem exatamente como imaginávamos ou desejávamos. No mundo dos negócios, então, tal máxima faz ainda mais sentido.

É por isso que uma mente empreendedora inventa constantemente alternativas, através de sua própria criatividade e do incentivo à criatividade de seus pares, para os problemas que possam impedir o alcance de seu propósito.

Relacionamento

Outra característica marcante de quem tem uma mente empreendedora é a habilidade de construir e manter bons relacionamentos.

Não é à toa que se fala tanto na importância do networking hoje em dia, pois, de fato, é uma recomendação valiosa para todos os âmbitos da nossa vida.

Porém, ainda que a prática de construir relações seja tão antiga quanto a própria humanidade, nem todos se dão conta do quão fundamental é sua continuidade.

E quando o assunto é empreendedorismo, tal desatenção se torna ainda mais grave, uma vez que empreender não significa fazer tudo sozinho: ao contrário, sem uma rede de contatos fortalecida, qualquer que seja seu propósito, as chances de sucesso ficam muito restritas.

Planejamento

Diante de um contexto tão imprevisível e complexo, a organização e o planejamento são características que distinguem as mentes empreendedoras, uma vez que são elas que conseguem identificar problemas e oportunidades antecipadamente e desenvolver as soluções que impactam de modo mais positivo a sociedade.

Conhecimento nunca é demais

Portanto, ao desenvolver uma mente empreendedora, é possível aplicar todas essas ações em diversos setores da vida e usufruir de seus benefícios. Um deles pode ser embarcar no propósito do negócio próprio.

Para isso acontecer, é necessário estudar o segmento. Afinal e acima de tudo, para estimular uma mente empreendedora de sucesso, o conhecimento nunca é demais.

É a partir do hábito de compartilhamento e enriquecimento mútuo que se adquire mais informações estratégicas e analíticas, além de estar sempre se movimentando para construir uma rede de networking de alto nível.

Este conteúdo foi produzido por FIA – Fundação Instituto de Administração – LABFIN • PROVAR