ACISA Podcast – Como se Preparar para a Black Friday

Uma das épocas de compras mais esperadas do ano está chegando, a Black Friday! O período representa uma crescente significativa no número de vendas, segundo pesquisas.

A oportunidade de aumentar as suas vendas está batendo a sua porta e você não pode ficar de fora. Separamos 5 dicas para a Black Friday de como se preparar e abocanhar uma parte desse bolo.

Dica 1: Planeje a sua participação na Black Friday com antecedência

Os relatos de vendas são tão incríveis que algumas empresas chegam a vender em um final de semana o equivalente a 1 mês, mas para que isso ocorra você precisa planejar, desde que minimamente, a sua participação.

Por isso, pense nos pontos:

• Quais serão os descontos.
  • Qual será a disponibilidade dos produtos, ou seja, o estoque.

Oferecer descontos é uma forma de atrair consumidores, mas antes de derrubar os preços é preciso pensar na saúde financeira do seu negócio e quais são os limites dos descontos. Além disso, pensar no volume do seu estoque e usá-lo como gatinho de vendas por ser um diferencial, por exemplo, o gatilho de escassez de últimas peças/ produtos.

Dica 2: Invista em estratégias de divulgação no período

Pensar em descontos, gatilhos de vendas não vai ser suficiente se os consumidores não souberem que você está participando da Black Friday. Por isso, investir em estratégias de divulgação é fundamental.

E, para isso, vale tudo. Invista em divulgação em redes sociais, e-mail, anúncios pagos no Google. Um ponto importante sobre a divulgação, é pensar na persona e entender em qual mídia ela está presente (Facebook, Instagram, Linkedin, Google), para que assim as estratégias sejam mais assertivas.

Dica 3: Se prepare para o volume de consumidores na Black Friday

Sejam as vendas feitas de forma física ou digital, é preciso pensar na infraestrutura para receber seu consumidor, o número de acessos/visitantes mútuos que seu espaço comporta, o número de vendedores para atender. Tudo isso para proporcionar uma experiência positiva aos consumidores e aumentar a probabilidade de fidelização, não somente no período da Black Friday.

Dica 4: Valorize quem já é cliente

Se você possui os dados de contato, e-mail, telefone, de quem já é seu cliente, experimente enviar descontos e oportunidades exclusivas. Além de aumentar as chances de conversão, pelo fato de já conhecerem seu produto e ou serviço, eles se sentirão valorizados e mais próximos ainda do seu negócio.

Dica 5: Não ofereça falsos descontos “maquiados”

Essa é uma dica do que você não deve fazer. Maquiar descontos, subir o preço dos produtos e posteriormente diminuir para o valor inicial e ofertar descontos que não serão válidos, só vai depreciar a imagem do seu negócio e fomentar a tese de “Black Fraude” presente na sociedade.

Por isso, se você não está disposto a oferecer descontos e promoções verdadeiras, aconselho a não participar da promoção, não fomentando a fraude. Além disso, ser transparente é fundamental para definir a imagem que você quer transmitir ao público e atrair novos clientes.

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.