ACISA Podcast – Entendimento de Mercado: Tomada de decisões através de análises

Primeiramente, não é segredo que no mundo atual, para gerir e ter uma empresa de sucesso, é necessário se ater não somente a sua postura interna, como também possuir senso crítico, analisar e ter o Entendimento de Mercado. A partir disso, você conhece seu público atual? Sabe quem são os big players envolvidos no seu modelo de negócios? O que motiva os consumidores a comprarem os seus produtos?

A partir dessas perguntas vem o conceito extremamente importante que é o Entendimento de Mercado, ou também conhecido como Análise de Mercado, que consiste basicamente em obter informações quantitativas e qualitativas de toda estrutura mercadológica que você está ou irá se inserir, como perfil do público-alvo, principais concorrentes, quem são potenciais consumidores, o que o público espera, o que oferecem, quais os pontos construtivos e as boas práticas dentro desse setor.

Para que serve o Entendimento do Mercado?

A análise de mercado, serve para que através deste maior entendimento você consiga tomar decisões estratégicas e assertivas, baseadas não em achismos, mas sim pautada em dados para que com esses, você consiga visualizar de forma ampla o que realmente faz sentido para a sua empresa, o que funciona, quais os gaps recorrentes dentro do mercado, para que assim você possa fazer um melhor posicionamento de marca, decidindo de forma estratégica como se diferenciar dentro do mercado. Afinal, você vai passar a conhecer melhor tanto os seus clientes, quanto o relacionamento deles com a concorrência.

3 Tipos de Estudos de Mercado

1. Análise da Concorrência

Nesse tipo de estudo é possível se usar de diversas metodologias para entender como a concorrência se posiciona dentro do mercado em relação aos demais, dentro desse estudo é possível traçar essas informações através da percepção dos consumidores, como uma pesquisa de top of mind, que busca entender qual a primeira coisa que  vem a cabeça dos consumidores quando falamos do seu produto. Além disso, qual a relação e sensação do cliente com ele? Quais as principais forças dos concorrentes? Quais gaps da concorrência podem ser oportunidades para o meu negócio? O que faz eles comprarem mais do concorrente determinado serviço do que de mim?

Através dessa análise podemos responder essa e tantas outras perguntas.

1. Validação de Intenção de compra

Ao abrir um negócio para vender um produto ou serviço a primeira coisa que passa pela nossa cabeça normalmente é “será que as pessoas comprariam?” essa é uma pergunta clássica que pode ser respondida através de uma validação com o público, entendendo quem é esse público, quanto ele espera e está disposto a pagar pela sua solução ou produto, como atraí-lo através de um marketing digital assertivo, se eles a consideram necessária ou relevante, para que assim todos os seus esforços, sejam feitos de forma eficiente e direcionada.

1. Diagnóstico de Mercado

Por fim, essa análise do mercado é um tipo de pesquisa que é feita de forma mais ampla e abrangente, afinal, através de uma análise de tendências, tanto por parte do público quanto da concorrência é possível se posicionar dentro do mercado e reduzir incertezas frente a tomada de quaisquer decisões, podendo para esse tipo de diagnóstico utilizar de diversas metodologias, como a análise swot e pest para que assim você consiga:

• Entender as Estratégias abordadas pela concorrência
  • Conhecer seu público alvo (suas preferências, vontades, hábitos e etc.)
  • Dimensionar o Mercado (O que é mais lucrativo, quais são as novas tendências, aspectos políticos, econômicos, socioculturais e tecnológicos que podem afetar sua empresa, etc)

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.