ACISA Podcast – O que é o Empreendedorismo?

O empreendedorismo consiste basicamente em ter uma ideia clara dos problemas da sociedade, tentando resolvê-los de uma maneira inteligente para que impacte e mude a vida daqueles afetados pelo mesmo. Para se ter uma atividade empreendedora de sucesso, necessita-se de pessoas versáteis, capazes de se adaptar a situações adversas e entender o caminho necessário a ser seguido. Além disso, um bom entendimento de funcionamentos internos da empresa, como fluxo de caixa, planejamento estratégico, são peças fundamentais para manter um negócio de pé.

Um bom entendimento comercial se faz necessário para o lucro do empreendimento e para o acesso das pessoas à solução proposta de negócio, portanto conhecer e se capacitar em estratégias de vendas, principalmente na parte digital é de extrema importância. Por fim, o bom entendimento do mercado também se faz muito útil, permitindo com que a empresa esteja sempre ligada às oportunidades disponíveis dentro do mercado para que ela possa se instalar e crescer dentro do ramo de escolha do empreendedor.

Empreendedorismo

A atividade empreendedora consiste em estudar a sociedade como um todo, analisar os problemas existentes e tentar resolvê-los com uma solução inteligente e prática. Esse ramo de negócio cresce a cada ano no Brasil, em que aproximadamente 40% da população já destina seus esforços ao próprio negócio, segundo dados da A Global Entrepreneuship Monitor.

Principais Vantagens do Empreendedorismo

As principais vantagens do empreendedorismo estão ligadas a liberdade que o indivíduo possui para conduzir o próprio negócio, a versatilidade e a possibilidade de crescimento caso o negócio seja conduzido de uma maneira correta. A atividade empreendedora também permite que o seu ganho seja diretamente proporcional ao seu esforço, isso serve como incentivo e combustível para continuar com a ideia proposta inicialmente.

Possui também um dos valores mais gratificantes para qualquer pessoa que atua nesse ramo: deixar o seu legado. A criação de ideias inovadoras permitem com que você mude a vida de muitas pessoas para melhor, facilitando e ajudando com soluções incisivas e inteligentes. Um diferencial do empreendedorismo é que você é muito responsável pela sua autonomia e horários, podendo ser (dependendo da situação atual do seu negócio e de como ele está organizado) uma forma alternativa ao modelo empresarial comum para descanso, carga horária, entre outros fatores, que permitem com que você passe mais tempo com a família e realize outras atividades da sua vida pessoal.

Como ter uma atividade empreendedora de sucesso?

Versatilidade e Entendimento de Processos Internos

Para atingir o sucesso nesse ramo, é imprescindível o acesso a pessoas versáteis capazes de se adaptar a situações adversas e entender o caminho necessário a ser seguido. Além disso, um bom entendimento de funcionamentos internos da empresa, como fluxo de caixa, planejamento estratégico, são peças fundamentais para manter um negócio de pé.

Conhecimento em Vendas e entendimento do Mercado

Um bom entendimento comercial se faz necessário para o lucro do empreendimento e para o acesso das pessoas à solução proposta de negócio, portanto conhecer e se capacitar em estratégias de vendas, principalmente na parte digital é de extrema importância. Por fim, o bom entendimento do mercado também se faz muito útil, permitindo com que a empresa esteja sempre ligada às oportunidades disponíveis dentro do mercado para que ela possa se instalar e crescer dentro do ramo de escolha do empreendedor.

Vantagens do Empreendedorismo:

Ganhos Proporcionais ao Seu Esforço

Deixar sua marca

O empreendedorismo possui também um dos valores mais gratificantes para qualquer pessoa que atua nesse ramo : Deixar o seu legado. A criação de ideias inovadoras permitem com que você mude a vida de muitas pessoas para melhor, facilitando e ajudando com soluções incisivas e inteligentes.

Autonomia e liberdade

Quais as desvantagens do Empreendedorismo?

As desvantagens do empreendedorismo estão relacionadas diretamente com as condições oferecidas pelo governo em questões burocráticas, falta de conhecimento e preparo para novos gestores que podem ficar exaustos pela falta de experiência e organização.

Instabilidade econômica

Devido ao histórico recente da economia brasileira que não anda muito bom, sendo acompanhada de altos e baixos, o cenário para novos negócios não se mostra muito confiável, fazendo com que muitas empresas fechem as suas portas antes de 2 anos de existência. Portanto, abrir um negócio no Brasil nos tempos atuais pode ser um desafio devido a esse aspecto.

Falta de Conhecimento em Gestão

A inexperiência por parte de muitos novos empreendedores pode ser um fator negativo para o início de um negócio. Para ter resultados positivos nesse ramo é necessário conhecer processos internos empresariais para manter a empresa com um bom funcionamento. Por exemplo, saber selecionar e treinar funcionários de uma maneira correta, um bom planejamento de estratégias e um controle financeiro claro. A falta desses processos bem estruturados causados pela inexperiência, pode ser uma âncora para o seu negócio.

Este conteúdo foi produzido por UFABC Júnior