ACISA Podcast – Marketing Digital: o que é, por que e como fazer

Marketing Digital: o que é, por que e como fazer

Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos a fim de conquistar  novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Descrição do áudio

Marketing Digital: o que é, por que e como fazer

Vamos abordar os seguintes tópicos:

• O que é Marketing Digital?
  • Por que fazer e qual a importância e vantagem do Marketing Digital?
  • Como fazer Marketing digital?

O que é Marketing Digital

Como a própria definição diz, marketing digital é um conjunto de atividades e ações realizadas no ambiente da web. Ou seja, em redes sociais e de pesquisas, canais de comunicação e todas as outras formas digitais que você possa imaginar. Tudo isso pode ser utilizado por uma empresa para se comunicar com o público alvo e transmitir conhecimento, oferecer conteúdos, oportunidades, entre outros.

Por que fazer, qual a importância e vantagem do Marketing Digital?

O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de divulgação da sua marca e mudou a forma de fazer marketing, além do seu incrível custo vs benefício quando comparado com o convencional.

Vamos abordar aqui as 4 vantagens de atuar nesse campo:

# 1ª interação com o público

Disponibilizar materiais em um blog e/ou redes sociais pode ser uma ótima forma de estabelecer conexão com o seu público alvo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e dá dicas de moda por meio de textos e vídeos é uma excelente forma de atrair novos clientes para a sua loja.

# 2ª Estar à frente da concorrência

Pesquisas mostram que poucas empresas no Brasil investem em marketing digital, embora o mercado apresente potenciais enormes. Por isso, começar uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos e/ou serviços pode ser um grande diferencial em relação a sua concorrência.

# 3ª Tem um bom custo benefício

Comparado com o chamado marketing offline, aquele que divulga produtos e/ ou serviços pela televisão, revistas, rádio, jornais – o marketing digital exige investimentos mais acessíveis e hoje, existem inúmeras ferramentas gratuitas no mercado.

# 4ª altamente mensurável

Este tipo de marketing é totalmente mensurável. Campanhas lançadas pelo marketing digital podem ser altamente exploradas, diferentemente de algumas realizadas por meio do marketing convencional (offline).

No ambiente digital você consegue quantificar quantas pessoas visualizaram a sua propaganda.

Como fazer Marketing digital?

Apresentaremos as principais estratégias que você pode usar para o Marketing da sua empresa:

#1º Marketing de conteúdo

Constitui-se em produzir e oferecer conteúdos sobre um ou determinados assuntos para  informar, nutrir e encantar os seguidores e usuários.

Os benefícios são muitos, pois além de melhorar a força da sua marca, autoridade no assunto, você será considerado um educador e por isso é sempre importante manter a qualidade dos seus materiais.

Em termos de divulgação, existem diversos canais que podem ser usados. Conheça alguns:

• Blog: é um dos aliados mais fortes do marketing de conteúdo e considerado uma das principais estratégias para pequenas e médias empresas divulgarem seus conteúdos.
  • Site institucional: ter um site da sua marca pode ser uma excelente forma de divulgação dos seus serviços e/ou produtos. Nele, você pode criar páginas explicando sobre a empresa, serviços, mostrar quem são seus clientes, cases de sucesso, e muito mais.
  • Redes Sociais: ter presença nas redes sociais também é fundamental. Isso porque as pessoas estão constantemente navegando e elas podem ser consumidoras em potencial.

#2º E-mail Marketing

É o processo de enviar um e-mail contendo algum tipo de divulgação, seja da sua empresa ou do seu produto.

Ele é frequentemente usado para divulgar promoções e atrair usuários para comprar algum serviço. Mas também pode ser usado para fortalecer sua marca, expor um produto novo, fazer uma pesquisa entre seus clientes.

O marketing digital é uma poderosa ferramenta para sua empresa, mas antes de investir é necessário conhecer seu público alvo para que ele seja sempre assertivo. Entenda quais são as vontades dos seus consumidores, em quais canais eles se comunicam e bons negócios.