Marketing Digital: o que é, por que e como fazer
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos a fim de conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.
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Marketing Digital: o que é, por que e como fazer
Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem utilizar por meio da internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos a fim de conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.
Vamos abordar os seguintes tópicos:
- O que é Marketing Digital?
- Por que fazer e qual a importância e vantagem do Marketing Digital?
- Como fazer Marketing digital?
O que é Marketing Digital
Como a própria definição diz, marketing digital é um conjunto de atividades e ações realizadas no ambiente da web. Ou seja, em redes sociais e de pesquisas, canais de comunicação e todas as outras formas digitais que você possa imaginar. Tudo isso pode ser utilizado por uma empresa para se comunicar com o público alvo e transmitir conhecimento, oferecer conteúdos, oportunidades, entre outros.
Por que fazer, qual a importância e vantagem do Marketing Digital?
O Marketing Digital é uma poderosa ferramenta de divulgação da sua marca e mudou a forma de fazer marketing, além do seu incrível custo vs benefício quando comparado com o convencional.
Vamos abordar aqui as 4 vantagens de atuar nesse campo:
# 1ª interação com o público
Disponibilizar materiais em um blog e/ou redes sociais pode ser uma ótima forma de estabelecer conexão com o seu público alvo. Por exemplo, se você possui uma loja de roupas e dá dicas de moda por meio de textos e vídeos é uma excelente forma de atrair novos clientes para a sua loja.
# 2ª Estar à frente da concorrência
Pesquisas mostram que poucas empresas no Brasil investem em marketing digital, embora o mercado apresente potenciais enormes. Por isso, começar uma estratégia de divulgação dos seus conteúdos e/ou serviços pode ser um grande diferencial em relação a sua concorrência.
# 3ª Tem um bom custo benefício
Comparado com o chamado marketing offline, aquele que divulga produtos e/ ou serviços pela televisão, revistas, rádio, jornais – o marketing digital exige investimentos mais acessíveis e hoje, existem inúmeras ferramentas gratuitas no mercado.
# 4ª altamente mensurável
Este tipo de marketing é totalmente mensurável. Campanhas lançadas pelo marketing digital podem ser altamente exploradas, diferentemente de algumas realizadas por meio do marketing convencional (offline).
No ambiente digital você consegue quantificar quantas pessoas visualizaram a sua propaganda.
Como fazer Marketing digital?
Apresentaremos as principais estratégias que você pode usar para o Marketing da sua empresa:
#1º Marketing de conteúdo
Constitui-se em produzir e oferecer conteúdos sobre um ou determinados assuntos para informar, nutrir e encantar os seguidores e usuários.
Os benefícios são muitos, pois além de melhorar a força da sua marca, autoridade no assunto, você será considerado um educador e por isso é sempre importante manter a qualidade dos seus materiais.
Em termos de divulgação, existem diversos canais que podem ser usados. Conheça alguns:
- Blog: é um dos aliados mais fortes do marketing de conteúdo e considerado uma das principais estratégias para pequenas e médias empresas divulgarem seus conteúdos.
- Site institucional: ter um site da sua marca pode ser uma excelente forma de divulgação dos seus serviços e/ou produtos. Nele, você pode criar páginas explicando sobre a empresa, serviços, mostrar quem são seus clientes, cases de sucesso, e muito mais.
- Redes Sociais: ter presença nas redes sociais também é fundamental. Isso porque as pessoas estão constantemente navegando e elas podem ser consumidoras em potencial.
#2º E-mail Marketing
É o processo de enviar um e-mail contendo algum tipo de divulgação, seja da sua empresa ou do seu produto.
Ele é frequentemente usado para divulgar promoções e atrair usuários para comprar algum serviço. Mas também pode ser usado para fortalecer sua marca, expor um produto novo, fazer uma pesquisa entre seus clientes.
O marketing digital é uma poderosa ferramenta para sua empresa, mas antes de investir é necessário conhecer seu público alvo para que ele seja sempre assertivo. Entenda quais são as vontades dos seus consumidores, em quais canais eles se comunicam e bons negócios.