ACISA Podcast – Marketing digital: estratégias e dicas para bares e restaurantes

Marketing digital: estratégias e dicas para bares e restaurantes

Descrição do áudio

Marketing digital: estratégias e dicas para bares e restaurantes

O objetivo deste material é trazer na prática estratégias de divulgação de marketing digital que você pode usar para seu bar, restaurante, loja e, assim,  investir no crescimento do seu negócio. Vamos abordar os seguintes tópicos.

• Por que investir em marketing digital?
  • Principais redes sociais para trabalhar seus conteúdos e estratégias
  • Estratégias na prática com exemplos de divulgação para bares e restaurantes

1 – Por que investir em marketing digital?

As formas de se fazer negócio estão se transformando. Cada vez mais pessoas e empresas estão buscando o ambiente digital para expor seus produtos e/ou serviços a fim de garantirem maior participação no mercado.

Com isso, investir em marketing digital tornou-se uma necessidade para não ficar atrás da concorrência. Mas, vamos trabalhar um pouco mais os motivos:

1.1 – Presença e comunicação com o público

Hoje, o mundo todo está conectado. No Brasil, o Facebook já possui mais de 120 milhões de usuários e o Instagram, quase 70 milhões de usuários.

1.2 – Mais fácil de ser encontrado pelo público alvo

Com as diversas opções de produtos e empresas, a decisão de compra está cada vez mais na palma das mãos do consumidor.

A jornada de compra, seja de ir a um restaurante ou obter um produto, envolve busca por avaliações, resenhas, opiniões pessoais e para conquistar o cliente você precisa disponibilizar essas informações. Por isso, o Marketing digital é tão fundamental.

2 – Principais redes sociais para divulgar seu bar e restaurante e estratégias

2.1 – Facebook

Em razão de seu grande número de usuários, o Facebook é uma das redes sociais mais acessadas no momento.

Por isso, uma estratégia eficiente para empreendedores é criar uma página para divulgar seus produtos e serviços, além de promoções, cardápios do dia, delivery, entre outras ações.

Além de expor o dia a dia do seu negócio, você pode também trabalhar uma estratégia de marketing de conteúdo. Isto é, produzir informações / \\conteúdos voltados para o seu produto.

2.2 – Instagram

Apesar de ter o menor número de usuários, o Instagram é de longe a rede social mais acessada e, por isso, é a mais indicada para trabalhar o marketing digital do seu bar e/ou restaurante.

Algumas estratégias que você pode usar é divulgar imagens dos seus pratos com várias hashtags para impulsionar o número de pessoas alcançadas pela publicação. Mas, não se limite a mostrar seus pratos pelo feed e story, traga conteúdo para seus visitantes e mostre receitas simples e práticas para o dia a dia.

3 – Estratégias na prática com exemplos de divulgação para bares e restaurantes

3.1 – Descontos

Trabalhar com descontos, pratos do dia e sorteios podem ser uma boa forma de atrair clientes e divulgar promoções nas redes sociais, além de impulsionar significativamente o número de pessoas atingidas. Por isso, coloque uma descrição clara sobre as condições da oferta e abuse das hashtags.

3.2 – Compartilhe receitas

Compartilhar receitas populares e dicas de preparo de alguns alimentos oferecidos no seu estabelecimento é uma grande estratégia de marketing. Para fazer de forma assertiva, conte a história do prato, origem, ingredientes, pois isso despertará o interesse de pessoas de consumirem o seu produto.

3.3 – Mostre seus produtos

Divulgar a imagem dos seus pratos, bem como o cardápio e as possíveis experiências que seu cliente terá ao visitar seu estabelecimento, com certeza, é uma boa estratégia. Para ficar ainda mais completo, coloque uma descrição do produto, dos ingredientes e modo de preparo.

3.4 – Trabalhe com delivery

Delivery é uma grande tendência e hoje existem diversas empresas que trabalham conectando consumidores com restaurantes e bares. Mas, também é possível trabalhar com serviço próprio e, para isso, você pode usar todas as estratégias vistas anteriormente para mostrar seus pratos e oferecer o serviço.

Abuse de suas ideias para fortalecer o marketing digital do seu bar e/ou restaurante. Lembre-se sempre de fazer um plano bem estruturado de divulgações e detalhe quais serão as postagens diárias e os tipos de conteúdos em cada rede social.