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ACISA Podcast – Como utilizar a internet para impulsionar o seu negócio

Como utilizar a internet para impulsionar o seu negócio

A internet transformou os nossos comportamentos de consumo e, é desse novo que nasce a necessidade dos empreendedores de impulsionar o seu negócio. A maior parte dos consumidores, segundo os dados levantados pela Connected Life, prefere comprar pela internet. E quando eles não compram, pesquisam antes de tomar a decisão de irem para uma loja física.

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Como utilizar a internet para impulsionar o seu negócio

A internet transformou os nossos comportamentos de consumo e, é desse novo que nasce a necessidade dos empreendedores de impulsionar o seu negócio. A maior parte dos consumidores, segundo os dados levantados pela Connected Life, prefere comprar pela internet. E quando eles não compram, pesquisam antes de tomar a decisão de irem para uma loja física.

Para visualizar melhor o cenário e tomar decisões assertivas, é importante ter um plano de marketing digital bem estruturado.

Abordaremos os seguintes pontos:

  1. Entenda seu público-alvo;
  2. Teste propostas diferentes;
  3. Promova seu produto/serviço;
  4. Gere e analise os seus dados.

1 ponto – Entenda o seu público-alvo

Conhecer o público alvo e como atingi-lo deve ser a principal preocupação na hora de estruturar o seu negócio.

1.1 – O que é público alvo?

O público alvo é a parte da população que tem interesse no serviço/ produto oferecido pela sua empresa.

1.2 – Como traçar o meu público alvo?

Muitos fatores sociais e demográficos são utilizados para se chegar no público alvo ideal. O direcionamento de algumas perguntas pode facilitar o processo, como por exemplo, Idade? Sexo? Formação? Classe social? Localização? Hábitos de consumo?

1.3 – Persona

A persona ou Buyer Persona é ainda mais específico que o público-alvo já que traz maiores informações. Existe um nome, uma profissão, uma história, os hobbies, valores, ambições, hábitos de compra. A persona é capaz de idealizar o cliente ideal de forma mais assertiva que o público-alvo 

2 ponto – Teste propostas diferentes

Testar é a principal forma de você entender onde está errando e onde está acertando na hora de impulsionar o seu negócio. No marketing, os pequenos detalhes como cor, tamanho, posição e descrição fazem total diferença na reação que o seu público alvo terá ao visualizar sua página, anúncio, e-mail, entre outros.

Os testes, além de proporcionar a detecção de eventuais erros, possuem vantagens como:

  • Facilidade de decisão
  • Direcionamento de onde investir
  • Aumentar o retorno sobre seu investimento

3 ponto – Promova seu produto/serviço

Promover seu produto/serviço é o ponto chave para alcançar melhores resultados e impulsionar o seu negócio e, para isso, é necessário planejamento, constância e foco.

A promoção pode acontecer por vários meios e de várias formas. Seguem algumas que podem ajudar na promoção de sua marca:

3.1 – SEO

O SEO (Search Engine Optimization) são técnicas utilizadas pelos algoritmos dos buscadores (como o Google) para definir o ranking de uma página para certa palavra-chave

3.2 – Redes Sociais

As redes sociais são um grande universo repleto de clientes em potencial. Hoje em dia, existem muitos criadores de conteúdo dos mais variados nichos e para se destacar, é necessário ser relevante para o seu público.

3.3 – E-mail Marketing

O e-mail marketing é o uso de e-mails de interesse do lead que ajudam na fidelização e captação de clientes.

3.4 – Links Patrocinados

Os links patrocinados são dispostos em lugares estratégicos. Eles podem estar nas redes sociais, nas plataformas de pesquisas ou em sites. O direcionamento para os links ocorre através de palavras-chave ou perfis.

4 ponto – Armazenar e Analisar seus dados

A forma mais assertiva de decidir o futuro de algo é gerando e analisando os dados para impulsionar o seu negócio.

4.1 – Armazenando dados

Hoje em dia, as plataformas facilitam muito a obtenção dos dados. Facebook, Instagram, GoogleAds e outras plataformas comumente usadas no Marketing Digital já geram os dados automaticamente, como número de cliques, acessos, saídas e permanência na página. O interessante é investir em plataformas que já ofereçam os dados de acessos.

4.2 – Analisando dados

Algumas dicas são essenciais para que esse processo possa ser ágil, prático e impulsione o seu negócio, são elas:

  • Saiba o seu objetivo
  • Diferencie os dados
  • Organize os dados
  • Agilize o processo
  • Divida as informações
  • Comprove suas hipóteses

A internet pode ser uma grande aliada para impulsionar o seu negócio. Existem várias técnicas, meios e ferramentas que podem auxiliar nesse processo. Acima de tudo, o mais importante é ter um Plano de Marketing Digital bem estruturado, orientado e simplificado para que resultados positivos possam ser alcançados de forma ágil.