ACISA Podcast – 6 dicas para ter sucesso nas vendas pela internet

6 dicas para ter sucesso nas vendas pela internet

Com a pandemia, os estabelecimentos foram obrigados a pausar suas atividades de maneira física, tendo que encontrar maneiras de seguir funcionando com vendas pela internet para manter a sobrevivência do negócio.

Descrição do áudio

6 dicas para ter sucesso nas vendas pela internet

Esta forma de venda e consumo é um novo hábito, pois o aumento do consumo online tornou-se parte do novo normal e dos novos comportamentos de consumo da população.

Vamos deixar aqui 6 dicas para você obter sucesso nas vendas pela internet:

1ª Dica - Informe-se sobre seu mercado, concorrentes, clientes e fornecedores

É imprescindível que o e-commerce seja seguro e de fácil visualização e utilização. Aposte no desenvolvimento inicial da plataforma com bons planos de segurança, velocidade e hospedagem do site. Pense também na organização de layout e palavras-chave para melhor entendimento e navegação.

Ter um site institucional para manutenção da marca é o primeiro passo para fazer as vendas online. O site possui um investimento inicial baixo e é através dele que as pessoas podem conhecer sua empresa, cultura, produtos e serviços.

2ª Dica - Tenha um site e um e-commerce efetivos

Muitos problemas de natureza financeira são resultados de decisões tomadas sem planejamento.

Um exemplo prático e atual disso é um investimento de todo o caixa da empresa na compra de um material novo que não será utilizado no momento.

As decisões que podem ser levadas em consideração e influenciam no plano financeiro, podem se dividir em dois pontos: decisões positivas para a empresa e decisões negativas.

3ª Dica - Invista no atendimento humanizado

Evite problemas e saiba resolvê-los quando acontecerem. Um dos diferenciais do mundo digitalizado é, com certeza, um bom atendimento ao cliente.

Tenha um número de telefone para ligar e pessoas preparadas para atenderem o cliente e que o conheçam, bem como o processo da empresa.

4ª Dica – Tenha o máximo de informações sobre o produto ou serviço

Um dos pontos que faz com que alguns clientes desistam da compra é a falta de informações sobre o produto ou serviço que eles estão interessados em contratar.

Invista em fotos chamativas e com qualidade, que tenham descrições iniciais breves, onde o cliente possa se aprofundar o quanto quiser. Pode ser em forma de texto ou por meio de um canal de comunicação aberto.

5ª Dica - Trabalhe com omnichannel

Para uma empresa que realiza ou deseja fazer vendas pela internet é indiscutível trabalhar em multicanais, também chamado de omnichannel. É importante estar presente onde o cliente está. Isso auxilia na promoção da marca e serve para o cliente sentir que tem como contatar a empresa por diversas formas, proporcionando segurança e visibilidade para o negócio.

É importante ser ativo em todas as redes sociais e escolher um objetivo principal para cada uma dessas redes. Personalize o layout de maneira que permita remeter à identidade visual da empresa.

Um ponto importante para ressaltar é que além da empresa atuar em diversos canais, eles têm que operar de forma integrada e em sintonia.

6ª e última dica - Utilize o pós-venda como forma de fidelização do cliente

Depois que o cliente efetuou a compra no e-commerce, é importante entender que a experiência não acaba aí. Além da fidelização do cliente, o pós-venda pode ser utilizado para extrair dados do cliente para conhecer e elaborar a persona para qual se vende. Também é necessário fazer melhorias constantes no e-commerce, produto ou serviço, através de pesquisas de satisfação periódicas.

Utilize os cadastros no site para envio de cupons de desconto no aniversário do cliente ou em datas comemorativas. Invista também na experiência da entrega, como por exemplo, no acompanhamento do status do pedido e prazo de entrega via Whatsapp ou e-mail do cliente.

Conhecer seu público e a maneira de atingi-lo é uma das principais formas de obter sucesso nas vendas pela internet. Para isso, utilize todos os canais digitais à sua disposição e entenda as melhores estratégias de marketing digital para impulsionar cada um deles. Assim, sua empresa estará mais preparada para enfrentar o novo normal e tudo o que virá com ele.