Prestes a deixar a presidência da ACISA, Pedro Cia Jr. celebra vitórias da gestão

2024 será um ano de mudanças na Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA). Pedro Cia Jr, que preside a entidade desde 2018, deixará o cargo em 6 de março, data que marca a posse da nova diretoria.

Em entrevista ao portal, Pedro destacou as principais iniciativas que conduziu à frente da instituição. Durante os dois triênios em que comandou a ACISA, vale lembrar, houve a pandemia de covid-19, que trouxe desafios ainda maiores para a comunidade empresarial e para toda a sociedade.

“Realizamos um intenso trabalho em defesa dos interesses da classe empresarial e em busca do desenvolvimento econômico regional”, resume o empresário sobre o período no comando da tradicional entidade.

Principais realizações do mandato

Na Presidência da associação, Pedro conduziu a criação de projetos que buscam oferecer capacitações técnicas aos associados, como a Academia de Negócios e Inovação. “O foco é a difusão de cursos, consultorias e conteúdos de interesse da classe empresarial”, explica.

Houve também o lançamento do projeto ABC que dá certo, que apresenta a trajetória de empresários renomados da região. Neste caso, ele conta, o objetivo é apresentar a trajetória de empresários renomados da região para “servir como exemplo para os demais empreendedores”.

Na mesma linha, a gestão de Pedro também foi responsável pelo lançamento de um novo aplicativo que, além de facilitar o acesso dos associados aos serviços da ACISA, também disponibiliza podcasts com a temática do empreendedorismo e materiais com dicas para o marketing e o e-commerce.

Modernização da entidade

Pedro orgulha-se, também, de ter conduzido a revitalização da sede da entidade, localizada em prédio histórico no centro andreense. O retrofit envolveu a inauguração do Espaço Empresarial Antonio Carlos Girelli, local que abriga diversos atendimentos aos associados, e a criação do Centro de Capacitação & Negócios, localizado em prédio anexo ao estacionamento da associação.

O novo espaço possui 580 metros quadrados de área construída e conta com auditório, espaço de coworking, local para treinamentos e toda a infraestrutura necessária para a condução de diversas atividades. “O coworking é mais um serviço oferecido com excelente custo – benefício”, destaca o presidente.

Vitórias judiciais

Além da criação de novos projetos e da modernização estrutural, Pedro enalteceu à reportagem duas vitórias obtidas nas esferas judiciais em prol dos associados: “Uma delas foi a liminar concedida para que não houvesse diferenciação do valor da tarifa para a aquisição do vale-transporte. Outra vitória foi a decisão que autoriza os associados da ACISA a excluírem o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins sobre o faturamento. Tal ação foi impetrada em 2006 e resguarda o direito desde essa data”, detalha.

As lições da pandemia

O período pandêmico foi marcado em todo o mundo pelas dificuldades impostas pelo isolamento social e pela necessidade da busca de novas soluções aos novos problemas encontrados em todos os segmentos da sociedade.

“A pandemia deixou claro para todos nós que não podemos ficar parados diante de uma situação de caos”, reflete Pedro, para em seguida sentenciar: “E foi isso o que a ACISA fez”.

O período, embora duro, contribuiu para o avanço na digitalização de empresas de todos os portes. “Rapidamente, colocamos em prática o nosso plano de transformação digital para continuarmos levando a capacitação e todos os serviços aos nossos cooperados”, recorda.

De olho no futuro

A ACISA completou 86 anos no último dia 13, o que faz com que Pedro já mire o centenário da instituição. “Agora, estamos trabalhando rumo aos 100 anos de fundação da entidade e o nosso foco é continuar seguindo as tendências do mercado e a busca por novas fontes de receita”, projeta o presidente, que dará lugar a Everson Dotto, que será o responsável por conduzir a instituição até 2027.