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Novo coronavírus altera vida de empresários e empregados

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina das pessoas em todo o mundo e para evitar que a transmissão continue em ritmo acelerado, foram decretadas várias medidas nas esferas municipal, estadual e nacional.

Com a paralisação de muitos comércios e serviços, a ACISA reconhece que se trata de um momento difícil para todos. Por isso, ampliou os canais de comunicação com seus associados e tem enviado informações constantes sobre as últimas resoluções e reforçando os cuidados que devem ser tomados para evitar a propagação da doença.

E-Commerce e o serviço delivery têm sido uma boa alternativa para alguns tipos de negócios – vale a pena abusar dessa facilidade para seus clientes. Para quem atua com estabelecimentos comerciais e de serviços essenciais, é necessário intensificar as ações para garantir os protocolos de higiene e conscientização das pessoas em manter distanciamento uma das outras, além de afastar os colaboradores inseridos nos grupos de risco (pessoas acima de 60 anos, gestantes e imunodeprimidos).

Os colaboradores que puderem realizar os seus trabalhos em regime de home office devem ser incentivados, bem como a implementação de reuniões remotas (via hangouts, whatsapp, telefone, etc).

Caso suspeito ou confirmado de COVID-19 na empresa, dê todo suporte administrativo para que o profissional doente fique em casa enquanto estiver com sintomas e oriente as equipes sobre os sintomas da doença e as pessoas que trabalham fisicamente próximas a esse profissional. Febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar são sintomas do novo coronavírus. Cada um deve monitorar sua condição de saúde e procurar o serviço médico sempre que necessário.