Com uma gestão norteada pela versatilidade, modernidade e atenta às necessidades da classe empresarial, a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André completa hoje, 13 de fevereiro, 81 anos de fundação. E como o desenvolvimento econômico sempre esteve na pauta da diretoria, a Associação Comercial mantém posicionamento firme em relação às cobranças indevidas que prejudicam os empreendedores e, consequentemente, o crescimento regional e a manutenção dos empregos.

O reajuste abusivo da cobrança do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) na cidade andreense foi objeto de pedido de liminar em 2018; posicionou-se contra à reoneração da folha de pagamento; beneficiou, por meio de liminar, as empresas da cidade que fazem uso de vale-transporte para seus funcionários, com preços majorados e obteve importante vitória junto ao Supremo Tribunal Federal, que excluiu o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na base de cálculo das contribuições para o PIS (Programa de Integração Social) e para a Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social). Com essa medida judicial, todos os seus associados estão podendo reaver valores recolhidos indevidamente.

Presidida atualmente por Pedro Cia Junior, a ACISA foi uma das associações pioneiras na criação do Núcleo de Mulheres Empreendedoras no Estado de São Paulo, com forte reconhecimento no cenário econômico e, inclusive, participante do Projeto Empreender Competitivo, fruto de uma parceria entre a Facesp e Sebrae. Este projeto visa a capacitação e valorização do empoderamento feminino. Para fomentar o crescimento por meio do associativismo, a entidade comercial também possui Núcleos de Jovens Empreendedores, de Pet Shop, Ciclismo e de Escolas Particulares Infantis.

Mantém ainda representação nos mais importantes Conselhos e Comissões da cidade, como de Desenvolvimento Econômico, Condephapasa (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Santo André) e Comugesan  (Conselho Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental de Santo André).

A ACISA acredita que o fortalecimento das relações empresariais deve estar centrado em grandes parcerias, como as que mantém com as secretarias municipais, CIESP, Fundação Santo André, Strong/Esags/FGV, diversas entidades representativas de classe, além de várias empresas que proporcionam benefícios aos seus associados por meio do Clube de Vantagens.

Atualmente, a ACISA possui cerca de 4 mil associados, Escritório Regional da Jucesp, emissão de certificados digital e de origem, moderno serviço de cobrança e análise de crédito, plataforma digital de marketplace Ganhe Você, Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem e locação de salas para palestras e eventos empresariais.

Veja também: