Você sabe qual a Vantagem Competitiva da Sua Empresa?
Análise Teórica dos Modelos de Vantagem Competitiva de Michael E. Porter professor da Harvard Business School.
Explicação dos 3 pilares principais:
1 – Excelência Operacional/ Liderança de Preço
Essa é uma abordagem estratégica específica para a produção e entrega de produtos e serviços. O foco de uma empresa que segue essa estratégia é liderar em seu setor ganhando em preço e conveniência. As empresas que buscam a excelência operacional buscam maneiras de minimizar os custos indiretos, para eliminar as etapas intermediárias de produção, para reduzir os custos de transação e outros “atritos” e para otimizar os processos de negócios através dos limites funcionais e organizacionais. Eles se concentram em entregar seus produtos ou serviços aos clientes a preços competitivos e com o mínimo de inconveniência. Como constroem seus negócios inteiros em torno dessas metas, essas organizações não se parecem nem funcionam como outras empresas que buscam outras disciplinas de valor. Essa disciplina de valor apresenta características que a aproximam da estratégia genérica que Porter chama de liderança de custos.
2 – Liderança de Produto:
As empresas que buscam essa disciplina, liderança de produto, são focadas em um fluxo contínuo de produtos e serviços de última geração. Alcançar essa meta exige que eles se desafiem de três maneiras. Primeiro, eles devem ser criativos. Mais do que tudo, ser criativo significa reconhecer e abraçar ideias que geralmente se originam fora da empresa. Em segundo lugar, essas empresas inovadoras devem comercializar suas ideias rapidamente.
Para fazer isso, todos os seus processos de negócios e gerenciamento devem ser projetados para serem rápidos. Terceiro e mais importante, os líderes de produto devem buscar incansavelmente novas soluções para os problemas que seu produto ou serviço mais recente acaba de resolver. Se alguém pretende tornar sua tecnologia obsoleta, eles preferem fazer isso por conta própria. Os líderes de produto não param para se congratular; eles estão ocupados demais elevando o nível.
Prioridade em inovação, buscando produtos de alto desempenho, imagem e construção de marca diferenciada e com alto valor agregado.
Gerenciam o ciclo de vida do produto enfatizando novidades tecnológicas, design e estilo.
3 – Intimidade Com o Cliente:
Enquanto as empresas que buscam a excelência operacional se concentram em tornar suas operações enxutas e eficientes, aquelas que buscam uma estratégia de intimidade com o cliente ajustam e modelam continuamente produtos e serviços para se ajustarem a uma definição cada vez mais precisa do cliente. Isso pode ser caro, mas as empresas íntimas do cliente estão dispostas a gastar agora para construir a fidelidade do cliente a longo prazo.
Eles normalmente olham para o valor vitalício do cliente para a empresa, não o valor de uma única transação. É por isso que os funcionários dessas empresas farão quase tudo – com pouca consideração pelo custo inicial – para garantir que cada cliente obtenha exatamente o que realmente deseja.
Valor voltado à construção de relacionamentos pela satisfação de necessidades, em função do profundo conhecimento do cliente. São empresas focadas em soluções específicas para clientes específicos. Trata-se de uma estratégia que se aproxima da abordagem do enfoque de Porter.
As empresas que sabem exatamente suas desvantagens e vantagens competitivas, podem focar nos pontos fortes e terem um diferencial competitivo levando a objetivos claros e bem definidos. Isso impacta diretamente no Marketing e em Vendas, acertar o público alvo e definir Personas que estão de acordo com o seu modelo de negócios faz toda a diferença.
Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.
Bons negócios e até o próximo episódio!!