ACISA Podcast – Segmentação de mercado: O que é, a importância e porquê fazer

A segmentação de mercado é uma ferramenta indispensável para o marketing nas empresas. Um dos benefícios gerados por tal estratégia é fazer com que seja mais simples caracterizar e atacar cada tipo de público alvo para determinado tipo de produto.  A segmentação nos ajuda a definir as características de cada fração dos consumidores. Por exemplo: gênero, faixa etária, renda, localização, escolaridade e ocupação, hábitos de consumo e uso.

Fazendo a separação dos grupos que se assemelham, podemos assegurar que a estratégia de marketing seja a mais específica e objetiva possível de acordo com cada nicho.

A Importância da Segmentação de Mercado

A realização da segmentação de mercado é de extrema importância visto que ela organiza o mundo dos consumidores em determinados grupos, dispostos estes, de acordo com características de perfil e preferência de produto/serviço. Orienta também suas decisões e consequentemente, quais melhores frentes de enfoque nas campanhas de marketing para conquistar determinado grupo de clientes.

A empresa que realiza a segmentação é capaz de atender os anseios de toda a gama do público alvo, e até promover campanhas voltadas a possíveis clientes que ainda não conhecem sua marca/produto. Faz com que aconteça a fidelização de consumidores ativos, a prospecção de novos, potencialização de aceitação do serviço/produto e aumento expressivo das vendas. Também evita perda de tempo, dinheiro e energia  de trabalho em campanhas que não agradariam ao público.

Tipos de segmentação de mercado

• Segmentação Geográfica

Esta segmentação é realizada a partir do agrupamento dos clientes de acordo com a sua localização. Pais, região que vive, estado, cidade e até bairro dependendo da situação. O perfil dos consumidores se altera dependendo da sua localidade para se adequar ao estilo de vida daquela região. As estratégias utilizadas para um morador de recife não podem ser as mesmas utilizadas para aquele que mora no maranhão, pois os dois tem realidades e dificuldades diferentes.

• Segmentação Demográfica

Este tipo de segmentação é um dos mais utilizados no meio da segmentação de mercado. O consumo de cada cliente é muito diferente levando em consideração os dados que se analisa, como: renda, idade, estado civil, religião, nacionalidade, dentre outros.

• Segmentação Comportamental

Esta segmentação leva em consideração os gostos, opiniões, indicações, conhecimento ou falta dele, sobre a marca ou produto oferecido. Se o consumidor conhecer sobre os benefícios do produto, se já fiel ou é um novo cliente, “os gostos” contribuirão para que a estratégia de marketing seja mais assertiva.

• Segmentação Psicográfica

Esta segmentação analisa pontos como a personalidade, o estilo de vida, opiniões/atitude, dentre outros aspectos. Mesmo parecendo ponto de viés subjetivo é possível quantificá-los através dessa forma de segmentação. De acordo com o tipo de personalidade de um grupo, as técnicas de persuasão e o tipo de apelo serão diferentes.

Por que realizar a segmentação de mercado

Citaremos alguns dos porquês da aplicação desta metodologia:

• Ajuda a empresa a entrar ou permanecer no mercado de maneira focada.
  • Faz com que as empresas possam encontrar a necessidade de cada grupo de clientes.
  • Aumenta a probabilidade de assertividade nas campanhas de marketing.
  • Aumenta o Market share
  • Ajusta produto/serviço e canal de distribuição, visto que, a empresa pode reestruturar e alterar seus trabalhos de acordo com as demandas.
  • Reduz gastos.

CONCLUSÃO

Vimos como a segmentação de mercado é importante para a satisfação e fidelização dos clientes. Assim como para a prospecção de novos consumidores, além de ajudar a traçar estratégias e aplicar campanhas de marketing cada vez mais assertivas.

Por seus inúmeros benefícios tornou-se atualmente ferramenta essencial tanto para empresas que estão se posicionando no mercado quanto para aquelas que já estão bem consolidadas.

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.

Bons negócios e até o próximo episódio!!