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ACISA Podcast – O que são Soft Skills? (E porque são o futuro!)

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O relatório de tendências para o futuro do LinkedIn evidencia: 80% dos profissionais entrevistados entendem os soft skills dos colaboradores como algo cada vez mais importante para o sucesso da empresa. Não apenas isso, 92% avaliam soft skills como igualmente ou até mais importantes que hard skills, e 89% justificam demissões por falta de soft skills.
Mas afinal, o que são soft skills?

Soft skills, também conhecido por people skills, são o conjunto de competências necessárias para se ter uma boa relação com outras pessoas, e para entender a si mesmo, englobam tanta a inteligência interpessoal e intrapessoal, e podem ser exemplificadas por competências como boa comunicação e autoconhecimento, essenciais para o bom convívio em sociedade.
Porque soft skills são importantes para a sua empresa?

Apesar das diferenças, a relação entre essas habilidades e as competências técnicas é de sinergia, “enquanto a primeira determina o que um funcionário potencialmente pode realizar, a segunda cria condições para execução das ideias na prática.”.

Portanto, soft skills são de suma importância, e vão além da vida pessoal. Liderança, iniciativa, persistência, comprometimento, responsabilidade, consistência e criatividade, são alguns exemplos de competências procuradas em um profissional, todas soft skills.

Um vendedor que domine o Funil de Awareness e consiga vender muito mais, vai deixar oportunidades chaves passarem por falta de proatividade. Um Plano de Marketing Digital pode seguir todas as diretrizes teóricas, mas vai fracassar se não tiver empatia com o cliente. Uma pessoa pode conhecer todos os passos para fazer acontecer, mas se não tiver iniciativa para tomar o primeiro passo, nada acontece.

E porque soft skills são mais do que importantes, mas o futuro da sua empresa?

Como os exemplos acima ilustram, soft skills sempre foram fundamentos do arsenal de competências de um profissional. Apesar disso, o tema só entrou em voga na atualidade, e a razão é: Para prosperar no futuro, as soft skills deixaram de ser um diferencial para se tornar uma necessidade, e isso é justificado por 3 grandes motivos:

Flexibilização do trabalho: Um dos motivos da crescente relevância desse assunto é a flexibilização do trabalho. Vamos aos dados: 79% das companhias pretendem fazer mudanças grandes ou moderadas em prol do trabalho híbrido, que combina o trabalho remoto com o presencial, e 90% dos funcionários querem essa flexibilidade. O mundo mudou, e essa mudança veio para ficar.
Então, buscando sustentabilidade nessa transição ao trabalho flexível, investir no desenvolvimento de soft skills como autogerenciamento, colaboração e adaptabilidade, são cruciais, por serem as habilidades mais essenciais para garantir a prosperidade de colaboradores e empresas em um ambiente ágil e flexível.

Mercados em disrupção: Outro fator para a escalada do termo “soft skills” nos relatórios de tendências é a disrupção dos mercados. Disrupção significa: “Interrupção do curso normal de um processo”, e define bem a situação: 70% das empresas estão sofrendo algum tipo de disrupção, e a questão não é mais “se”, e sim “quando” o seu setor de atuação será reinventado; Para muitos deles, a resposta é “Agora”.

Até por isso, pela volatilidade do mundo em que vivemos, o Spotify hoje fala de competências “duráveis” e “perecíveis”, que ressaltam a importância do assunto para o futuro. Enquanto hard skills são perecíveis, e se tornam obsoletos com as constantes mudanças do mercado, soft skills são duráveis, e mantêm seu valor, tanto na vida profissional quanto pessoal.
Serviços automatizados: Por fim, a automação de tarefas é a terceira grande razão da importância das soft skills para o futuro. “Com a adoção tecnológica impulsionada pela COVID-19, não só a automação do trabalho está chegando mais rápido do que imaginávamos, mas muitos dos trabalhos perdidos serão extintos da economia para sempre”, compartilha Marcus Bowles, o diretor do Institute for Working Futures (IWF).

Conforme as atividades operacionais forem automatizadas, mais as soft skills serão destaque, sendo vantagem dos profissionais em relação à máquina. Não à toa, pesquisas apontam que 70% dos perfis de trabalhadores no futuro, em áreas não técnicas, é fundamentado por soft skills.

E quais ações sua empresa pode tomar?

Resultado que pode ser alcançado dando a devida importância para as soft skills tanto nos processos de recrutamento quanto no desenvolvimento interno de talentos. E para isso, tanto Marcus Bowles, o diretor do Institute for Working Futures (IWF) quanto a LinkedIn Talent Solution concordam em 3 ações para iniciar a transformação da sua empresa:
Padronizar a avaliação de soft skills: O primeiro passo é padronizar a avaliação da empresa. Sendo avaliadas por ferramentas de última geração que utilizam inteligência artificial, ou por perguntas comportamentais e situacionais básicas, o importante é que as interpretações sejam consistentes. Então estabeleça algumas perguntas padrão, isso permite que as avaliações sejam facilmente comparadas.

Determinar as soft skills mais valiosas: Com as perguntas padronizadas, o segundo passo é avaliar quais habilidades comportamentais seus melhores profissionais têm em comum, comparar que soft skills os destacam dos demais colaboradores, e o que precisam para superar os desafios futuros da empresa. Entreviste seus colaboradores, pergunte, entenda, e por fim, terá determinado as soft skills mais valiosas para a sua empresa, tanto para o futuro quanto para o presente.

Selecionar e capacitar com base nas soft skills mais valiosas: Agora é a hora de agir. Avaliar os candidatos com base nas habilidades valiosas para empresa, é garantia de que potenciais líderes não passem debaixo do radar nos processos de recrutamento e seleção. E desenvolver essas soft skills entre os colaboradores que já fazem parte da sua empresa, através de workshops, treinamentos e cursos, é o caminho para construir grandes profissionais altamente leais a sua empresa.

Ação bônus: Acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores:

Executar essas três ações em ciclos, é suficiente para garantir uma constante validação das soft skills essenciais para a empresa, o aperfeiçoamento das técnicas de avaliação propostos pela empresa, e a seleção e desenvolvimento de talentos. Mas como dica bônus, registrar todas essas informações em um banco de dados, permite a análise de resultados das campanhas de seleção e de treinamento, e a tomada das melhores decisões a partir dessas análises.

Conclusão:

Quando se pensa em um profissional qualificado, vem sempre à mente uma coisa: “Capacitações técnicas”. Inglês, Excel, Power BI, Python, e afins, mas ainda pouco se fala sobre soft skill. Acontece que essas habilidades não são mais apenas complemento, mas sim prioridade. Soft skills são o futuro e o futuro é agora, e nessa onda de inovações que estamos passando, as empresas terão que decidir entre surfar na crista ou afundar.
Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.

Bons negócios e até o próximo episódio!!