ACISA Podcast – Importância do planejamento financeiro: O que fazer durante a crise?

Importância do planejamento financeiro: O que fazer durante a crise?

Parar as atividades de uma hora para outra não está previsto em nenhum planejamento financeiro de uma empresa. E ninguém poderia imaginar que surgiria uma doença tão perigosa e que manter a empresa operando seria um risco de vida para você e para seus funcionários.

Descrição do áudio

Importância do planejamento financeiro: O que fazer durante a crise?

Entretanto, fechar as portas foi necessário para garantir maior segurança para todos. Mas, e as empresas que não tinham um caixa preparado para isso?

Por que fazer um planejamento financeiro?

Para não correr riscos em casos como esse, ter uma reserva monetária e traçar planos de ações para a empresa não ter que parar 100% do trabalho são alguns dos motivos para se fazer um planejamento financeiro eficiente.

Dessa maneira, será possível manter o caixa rodando e diminuir o impacto que isso pode causar a sua empresa, como por exemplo, o acúmulo de contas e a perda de clientes, além de ser um momento oportuno para divulgar sua marca e atingir novos públicos alvos. Tudo vai depender do momento em que a empresa está passando e quais serão os focos que ela seguirá nesse momento.

Explorar um novo nicho do mercado pode ser vantajoso para as empresas que possuem uma rotina corrida que não os deixam pensar em inovações para essa área. Além disso, ter um momento de briefing e repensar em novas rotas de trabalho também podem ajudar nesse período, além de gerar crescimento, após o término de tudo isso.

Planos financeiros são muito importantes nesse momento da empresa e pode salvar o caixa e até mesmo a empresa de desvios muitos altos e gaps que podem ser irreparáveis.

Plano Financeiro: Como ele faz a diferença durante a crise.

O que é um Plano Financeiro:

A definição de Planejamento Financeiro diz que ele estabelece os caminhos para que os objetivos financeiros sejam alcançados, sendo assim uma declaração dos próximos passos da empresa.

Trata-se de uma forma de garantir que os objetivos e planos elaborados em relação a áreas específicas de operação da empresa sejam viáveis e internamente coerentes.

Analisa-se o ambiente, o momento e o mercado que a empresa está inserida e também uma pesquisa das futuras mudanças nessa área. Com a pesquisa, o plano financeiro é realizado com previsões daquilo que pode acontecer com o caixa da empresa em um determinado tempo futuro.

O que o plano financeiro resolve?

Muitos problemas de natureza financeira são resultados de decisões tomadas sem planejamento.

Um exemplo prático e atual disso é um investimento de todo o caixa da empresa na compra de um material novo que não será utilizado no momento.

As decisões que podem ser levadas em consideração e influenciam no plano financeiro, podem se dividir em dois pontos: decisões positivas para a empresa e decisões negativas.

Algumas das decisões positivas que podem ser levadas em consideração quando se tem um plano financeiro:

• Redução de estoques de materiais ou de mercadorias (estoques excedentes)
  • Diminuição dos prazos de recebimentos de vendas;
  • Ações efetivas de cobrança e melhoria no crediário para reduzir os valores em atrasos com as vendas a prazo;
  • Aumento de prazos para pagamentos aos fornecedores;
  • Entrada de novos recursos no caixa;
  • Vendas de equipamentos ociosos.

O plano financeiro é capaz de trazer subsídios e dar mais segurança na tomada de decisões durante o dia a dia da empresa, além, de trazer insumos de como o caixa da empresa pode estar em momentos futuros e ferramentas de como manter o controle de todos os gastos e os lucros.

Uma das fases do planejamento financeiro é a construção do fluxo de caixa, que tem por objetivo apurar e projetar o saldo disponível para que exista sempre capital de giro para aplicação ou eventuais gastos

Conclusão

Ser pego de surpresa por uma epidemia pode ser muito prejudicial a uma empresa que está despreparada. Porém, realizar um plano financeiro é uma das maneiras de conseguir contornar esses eventuais casos e, ainda assim,  uma oportunidade de crescer no mercado que está entrando em crise.