ACISA Podcast – Evolução do marketing: entenda como chegou à versão 4.0

A evolução do marketing é constante. Se manter atualizado sobre as tendências do mercado de consumo é algo essencial para qualquer tipo de empreendimento que deseja alcançar o sucesso.

Esse assunto anda de mãos dadas com a evolução do consumidor. Afinal de contas, hoje em dia podemos perceber como é grande a influência que o cliente exerce no mercado.

Mas como chegamos até a realidade dos dias atuais?

A evolução do marketing

Marketing 1.0

Para começar, o marketing 1.0 tinha o foco no produto. Ou seja, outros fatores não eram levados em conta. A produção era grande e a demanda incentivada, mas sem saber a fundo qual seria o público final.

Marketing 2.0

Com o marketing 2.0, o mercado começou a entender que para todo produto existe um consumidor. Ou melhor, a partir dessa versão, viram que existem pessoas que vão se interessar em adquirir o produto e que sentirão sua necessidade.

Neste caso, diferente do início, há a consciência de que não vale a pena produzir apenas pelo ato. Nesse sentido, os nichos de mercado começam a surgir com alguma segmentação básica.

Marketing 3.0

Ao chegar no marketing 3.0, os negócios dão um passo muito importante na evolução das vendas. Nesse momento, começa a ser introduzida a noção de valor.
Em outras palavras, os profissionais começam a se importar com elementos que, até então, estavam sendo ignorados. Com isso, o consumidor começou a receber muito mais atenção.

O grande salto dessa evolução está baseado no entendimento de que a segmentação básica do marketing 2.0 precisava ser aprofundada. Ou seja, aqui, começamos a valorizar de fato o trabalho de conhecer o consumidor.

Marketing 4.0

Quando passamos para o marketing 4.0, a compreensão de valores é mantida, porém dentro de um contexto totalmente novo. Afinal, estamos falando do acesso à Internet e da era digital.

Agora, começamos a contar com canais digitais e a transmissão de todo o foco dos valores para isso. Ao passo que, no marketing 3.0, a atenção do trabalho era voltada aos canais tradicionais, no marketing 4.0, é a vez do digital.

Além disso, o ser humano e seus valores seguem com enorme importância. Nesse sentido, existe um desejo em saber por que as coisas são feitas, quais são os propósitos das empresas.

Hoje em dia, ter acesso a essas informações faz parte da jornada de compra do consumidor. Afinal de contas, é cada vez mais importante que haja uma identificação entre empresa e cliente.

Consequências da evolução do marketing

Como podemos ver, atualmente é mais promissor investir em posicionamento, identidade de marca, entre outras estratégias. Portanto, o que antigamente não parecia relevante, hoje em dia é imprescindível.

No marketing 4.0, é preciso valorizar essa essência do negócio e mantê-la sempre fresca para os clientes. Em outras palavras, isso significa que o cuidado em se manter atualizado com as tendências do mercado é de extrema importância.

É preciso se dedicar com afinco a conhecer todos os detalhes dos seus clientes. Do que eles gostam, o que valorizam, o que curtem nas redes sociais, entre outras informações que podem e devem ser utilizadas na tomada de decisão.

Este conteúdo foi produzido por FIA – Fundação Instituto de Administração – LABFIN.PROVAR

Bons negócios e até o próximo episódio!!