ACISA Podcast – Constância de Resultados a partir da Cultura de Inovação

A inovação, como hoje é conhecida, é responsável por proporcionar diversos diferenciais frente ao mercado, com isso, a Cultura de Inovação torna-se mais presente. O termo inovação surgiu em meados da década de 30 num contexto industrial, mas, na verdade, é uma atividade praticada há muitos séculos, em que, pessoas pensavam em maneiras diferentes de se relacionar com o ecossistema. Através da criação de novas teorias científicas que
puderam agregar valor à humanidade.

Assim, pode-se afirmar que, embora interpretada e influenciada por contextos históricos, a cultura inovação é uma forma de realizar atividades de uma forma diferente, que acabe Gerando Resultados, que vão desde à redução de custos até mesmo a maior conexão entre pessoas.

1. Como inovar em sua empresa?

O uso de metodologias ágeis, combinado com ferramentas e práticas de inovação, como funil de inovações, é uma etapa muito importante para o início da atividade de inovação. Além disso, garantir a existência de um ambiente de criatividade é essencial para que novas ideias sempre estejam sendo estimuladas.

2. Inovação contemporânea

A inovação passou a ser estimulada em diversas realidades empresariais. No entanto, manter esta atividade num ritmo constante e, portanto, garantir que esta sempre ocorra, se mostra cada vez mais um desafio, dadas altas volatilidade e incerteza em características mundiais, alinhadas com a noção de mundo VUCA (Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade). Assim, as soluções do passado já não garantem mais sucesso no futuro.

É preciso que o fluxo de novas ideias sempre esteja sendo estimulado, existindo, assim, maiores opções de resposta a cenários completamente adversos. Para que a inovação se torne parte de um processo dentro de sua empresa, é necessário estimular em funcionários:

• Pensamento Crítico: Para que haja o entendimento sobre as mudanças que acontecem no mundo, e a partir disso, executar com maior profundidade e previsibilidade;
  • Contato com tecnologias e ferramentas inovadoras, bem como conexão entre membros: Para que consigam apresentar conhecimento relacionado às estratégias de inovação e alto compartilhamento de boas práticas que ocorrem em outras áreas, respectivamente. Assim, haverá maior preparo para a tomada de decisões e incentivo à troca de informações.
  • Cultura de inovação: Uma das mais importantes características, apresentar uma cultura de inovação significa a consolidação de uma ideia ou característica orientada para o viés da inovação. Ao trazer este grau de maturidade para a empresa, os membros desta estarão acostumados e incentivados a ter momentos de reflexão para soluções inteligentes e terão maior constância na apresentação de resultados voltados à causa. Terão, assim, liberdade para trazerem novas propostas, tecnologias ou processos.

Porém, proporcionar tal ambiente não é uma tarefa considerada trivial.
Para que isso ocorra, veja alguns conceitos necessários:

• Definir metas claras para a inovação: Garantir que todos entendam o que é inovação e consigam metrifica-la através de metas é de suma importância para que exista engajamento na equipe e definição de ações para o atingimento de determinados objetivos ligados à inovação;
  • Entendimento que a inovação envolve lideranças, mas depende de todos da organização: Apesar das lideranças terem um papel muito importante em serem exemplos para outros membros, é de suma relevância que todos os
    funcionários estejam alinhados e comprometidos com a inovação, já que esta depende da colaboração coletiva para seu sucesso;
  • Mapeamento de oportunidades internas e externas: Realizar análises coletivas internas da empresa pode ser muito vantajoso para a elaboração de planos de ação a partir de diferentes perspectivas. A observação de cenários externos também é de extrema relevância para a definição de estratégias com base no mercado. A prática de Benchmarking’s — trocas de informação entre empresas —pode ser muito estratégica para que se tenha tal análise.
  • Entendimento que inovação não precisa ser disruptiva: Ao contrário do senso comum, uma inovação pode ser constituída também por apenas uma mudança pontual, como uma nova ferramenta de acompanhamento de membros.
  • Incentivo para membros inovarem: A proposta de momento de “sugestão de melhorias” em reuniões sempre é muito válida. Pois pode ser um momento em que o membro se sinta à vontade para se expressar com relação a suas percepções. Outro ponto de incentivo à inovação é a existência de reconhecimento para membros individuais e equipes que inovaram em seus processos;

Resumindo:

Para que haja a consolidação de todas as características associadas à inovação como um processo duradouro, deve ser considerado um último aspecto, sendo este, relacionado com o erro durante as tentativas de inovação. Durante o processo de inovação, deve-se ter consciência de que o erro faz parte disso e que, provavelmente, os poucos acertos vão superar os erros em questões de impacto em atividades e resultados. Para a existência desta metodologia, veja a seguir algumas características esperadas:

• A liderança deve enxergar o erro como um processo, sem criticar ou punir por errar;
  • A cada erro, deve ser analisado o motivo deste antes de ir para outra solução;
  • Não culpar diretamente nenhum membro;
  • Realizar uma lista com todos os aprendizados;
  • Pivotar: Significa a mudança de estratégia logo após a percepção de que os rumos do processo de inovação não estão na direção mais adequada.

Este foi mais um conteúdo realizado em parceria com a UFABC Junior.