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ACISA Podcast – Como Vender Mais traçando uma Estratégia de Marketing

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O objetivo final é sempre vender mais. Mas a visão estratégica para chegar  nisso será destrinchada aqui, pela Estratégia de Marketing do funil de marketing digital. Ele é composto por macro etapas divididas em Topo, Meio e Fundo de Funil.

“Funil Tradicional” demonstra as etapas conforme as redes sociais mais comumente utilizadas para com cada objetivo e a quantidade de pessoas de cada etapa.

Divisão dos Tipos de Conteúdo de uma Estratégia de Marketing – Topo, Meio e Fundo de Funil

É desejável separar os conteúdos postados sempre entre as 3 etapas do funil para otimizar as conversões. A jornada do cliente é a passagem dele entre cada uma dessa etapas até que ocorra a venda final,

Topo – Capturar novos seguidores

O início do processo é o topo de funil, essa etapa é essencial para avançar o lead nas etapas. Conteúdos de Topo de Funil são essencialmente importantes para, além de educar seu público-alvo para que eles se tornem clientes no futuro, também alcançar um novo público visto que aqui é o lugar em que existe maior quantidade absoluta de pessoas, aqui é interessante apostar em conteúdo educativo e de extrema importância não falar diretamente do produto, serviço ou mesmo da sua empresa, mas levar informações úteis aos leitores a respeito da área de atuação que sua empresa domina com bastante propriedade.

A princípio, ao pensar em conteúdo voltado para Topo de Funil (aprendizado e descoberta), o objetivo é produzir materiais cujos temas sejam mais generalistas e rasos, com linguagem clara e fácil a fim de atrair mais visibilidade, cliques, mais impressões e acessos nas redes, atingindo um público cada vez maior.

Aprendizagem e Descoberta

Isso tudo é mais essencial nas redes sociais onde pode-se também impulsionar esse alcance total por meio do tráfego pago. Trata-se da parte mais larga do funil, no qual você recebe o maior número de visitantes e de tráfego orgânico.

E assim, aos poucos, é possível formar, por meio da Estratégia de Marketing de Conteúdo, a construção de marca, branding ou brand management que refere-se à gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços. E conforme os valores e propósitos da empresa vão sendo passados, os clientes se identificam com isso.

O objetivo aqui é simplesmente atrair mais usuários que possam se interessar pelo seu tema de mercado.

Meio – Engajar a comunidade

Essa etapa ocorre quando a pessoa já considera a existência do problema e tem a intenção de solucioná-lo de alguma forma, mas ainda não tomou a decisão de compra final. Trata-se da fase intermediária do processo. Esse é o momento de passar a sensação de proximidade com o interlocutor, agregar o máximo de valor, resolvendo problemas.

Trata-se, também, de uma parte mais estreita do que a parte inicial do funil e com menos pessoas. Mas aqui as pessoas estão mais interessadas na solução que sua marca tem a oferecer.

Dessa forma, todo e qualquer conteúdo voltado para o meio de funil agora deve ser mais focado e detalhado, com mais detalhes sobre o assunto pelo qual uma persona definida deve se interessar.

Interação e Engajamento

Aqui o lead possui apenas a intenção de compra mas ainda não pretende comprar imediatamente o produto ou serviço, então a estratégia por trás do meio de funil é quebrar as objeções de forma a blindar o produto e também aproximar o relacionamento com o público alvo, então os posts um pouco mais detalhados.

Tudo isso é feito como forma de nutrição do público alvo, a maioria dos leads ainda não estão prontos para comprar o produto final logo após preencher algum formulário, então a estratégia por trás do meio de funil é nutrir os leads, ou seja, postar conteúdos recorrentes.

Algumas reflexões podem direcionar a construção do fluxo de nutrição, como:

  • Quanto tempo os seus leads demoram para se tornarem clientes?
  • Quais personas diferentes existem no público mais engajado?
  • Qual é a segmentação mais engajada?
  • Quais são as principais dores de cada uma delas?

Essa é a base necessária para criar uma excelente estratégia de marketing, Lead Nurturing. Mas, isso não é tudo É preciso, também, ter conteúdos impossíveis de serem ignorados. Então, não meça esforços para a produção de conteúdos de qualidade, materiais ricos (ebooks, whitepapers, infográficos, webinars, podcasts, audiobooks,  Newsletters, Posts de Blog, vídeos…).

Com isso, é preciso ser capaz de nutrir e educar os seus leads,  aproximando-os da venda. O fundamento do Lead Nurturing é esse: tornar, a cada e-mail, o lead mais próximo do final do funil e mais próximo de escolher a sua empresa.

Fundo – Converter em vendas

A etapa final do funil é a de Fundo, essa etapa é fundamental para fazer o lead tomar a decisão de compra, na conversão os conteúdos precisam ser mais diretos e mais focados na empresa e na venda.

Nessa etapa o lead provavelmente vai analisar as ofertas dos concorrentes. Então falar sobre o seu produto e ajudar a esclarecer as dúvidas comparativas e influenciar a tomada de uma decisão mais acertada sobre o que comprar.

O maior foco do conteúdo de fundo de funil é direcionar os leads para solucionar o problema final e dessa forma, conduzir o cliente ao site para a compra online.

Conclusão – prática!

  • Fase de Atração:
  • Objetivo: Conquistar visitantes regulares, novos e valiosos para a empresa.
  • Como: Estratégia de Marketing de Conteúdo, Posts mais abertos, Rasos e Generalistas, aproveitando Trends e assuntos em alta, SEO do site, Redes Sociais, Tráfego Pago.

Fase de Engajamento

  • Objetivo: Transformar os visitantes em visitantes mais engajados, e transformar os visitantes mais engajados em leads, MQLs e SQLs.
  • Como: Por meio de nutrição dos leads com conteúdo recorrente em Calls-to-action, e-mail marketing, materiais gratuitos, ebooks, materiais mais conteudistas, posts nas redes, posts mais diretos nas redes; Engajamento com a Caixa de perguntas dos Stories do Instagram.

Fase de Decisão/Vendas

  • Objetivo: Converter os leads interessados, em boas vendas.
  • Como: Posts mais diretos sobre o produto e sobre as vantagens competitivas do produto, Botões, Calls-to-Action e Gatilhos mentais.

Por fim, o mais importante é ter foco na consistência e no longo prazo, principalmente nas duas primeiras etapas do funil. Lembre-se que a venda é resultado do valor que você agrega a sua comunidade. E dividir seu conteúdo entre topo, meio e fundo de funil é essencial para impulsionar essa jornada do cliente até a compra do produto final.

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.