ACISA Podcast – Como estabelecer a cultura de comunicação na sua Empresa

Por que estabelecer métodos de comunicação dentro de uma empresa?

A comunicação dentro de uma empresa é uma forma de ganho mútuo, tanto para o membro quanto para a empresa. Uma cultura de comunicação forte, clara e constante gera vínculos, senso de time e pertencimento e maior motivação dos membros, aumentando significativamente as chances de melhores resultados corporativos.

É importante entender que a interação e relação interpessoal é imprescindível para o desenvolvimento do ser humano. Ambientes fechados a isso, nos quais nem todos sentem-se confortáveis em sugerir novas ideias, expressar opiniões e sentimentos afetam não apenas os membros quanto a empresa também.

Otimizando a Comunicação

Para desenvolver ou otimizar o processo de comunicação dentro da empresa, é necessário não apenas criar um canal propício a isso, mas também de suma importância é ser exemplo!

Uma boa maneira de iniciar esse movimento é criar a motivação dos colaboradores através do entendimento de quais são suas expectativas, necessidades ou problemas diante da nova ideia da criação de um momento voltado exclusivamente para conversas e aberturas de sentimentos pessoais ou profissionais, e como elas lidam com isso.

Como estabelecer uma cultura de comunicação dentro do ambiente corporativo?

• Seja o exemplo: Um líder, muito mais do que delegar ou administrar dentro do ambiente corporativo, deve ser um símbolo de confiança e empatia para com os membros dentro da empresa. A demonstração de empatia é saber que os outros passam e convivem em situações diferentes, é entender as divergências. Quando a empatia é reconhecida, as pessoas sentem-se acolhidas e compreendidas, e o desenvolvimento desses sentimentos genuínos resulta em empatia mútua e confiança.

• Feedbacks: O termo feedback muitas vezes assusta e é algo que causa pânico por ser associado com chamadas de atenção ou conversas tensas do tipo. É preciso desmistificar essa ideia e entender que incluir a cultura de feedback pode trazer muitos resultados positivos para dentro da empresa.

O feedback serve não apenas para notificar erros – junto com suas possíveis soluções – mas também para observar pontos de melhorias que foram notados, apontar pontos fortes dos membros que podem ser desenvolvidos, reconhecer desempenhos e soluções, parabenizar atitudes e ideias. A cultura de feedback aplicada corretamente no ambiente empresarial traz além de ânimos, motivações e reconhecimento. Também possibilita que o membro exponha suas dificuldades ou sentimentos, que é um grande passo dentro do desenvolvimento da cultura de comunicação, uma vez que se torna possível essa conversa mútua e entendimento da situação e necessidades não apenas do membro, mas da empresa também.

• Construção Mútua: desenvolver momentos de construção que gere resultados para dentro da empresa pode ser uma grande oportunidade de estabelecer um meio comunicativo dentro da empresa. Isto é, organizar e separar um momento de conversa com todos os membros, para conversarem sobre os resultados, o que sentem diante dos desafios, para expor ideias inovadoras que podem agregar à empresa, para propor melhorias específicas ou gerais.

Desenvolver esse momento de troca sem julgamentos e com liberdade, gera um desenvolvimento intenso de senso de time e pertencimento, além de ser um ambiente propício à criatividade, já que os membros se sentirão à vontade e libertos, o que pode resultar em avanços significativos dentro da empresa.

Resumindo

Estabelecer um meio de comunicação clara, sem restrições e julgamentos, faz-se no cenário atual e moderno, necessário dentro do ambiente corporativo. Entender que todos fazem parte de um time, que são peças fundamentais do quebra cabeça imenso que é uma empresa, é saber que existem seres humanos que sentem medo, dificuldades, animações e dependem de um ambiente em prol deles, isto é, favorável emocionalmente e produtivamente, para que seus resultados sejam cada vez mais maximizados.

Este foi mais um conteúdo realizado em parceria com a UFABC Junior.