Imagina qual empresa não gostaria de conhecer seus clientes a fundo, estar alinhada às tendências do seu segmento e ainda se antecipar na resolução de problemas? A resposta vem com a utilização da inteligência de mercado em prol do seu negócio.
Implantar uma área com especialistas em dados ou contratar uma consultoria para dar suporte na análise das informações é um caminho bastante usado pelas grandes organizações.
O objetivo principal é obter informações qualificadas para a tomada de decisão mais assertiva nos negócios da empresa. Além disso, ter os dados analisados de forma adequada proporciona ações rápidas e correção de rotas, que levam você a se destacar no mercado.
Essa estratégia de marketing é baseada na coleta de informações relevantes, o processamento dos dados e um tratamento que permite compreender seu público e o posicionamento de sua marca.
Possibilita, então, que gestores e desenvolvedores dos produtos reflitam sobre a manutenção e a ampliação de seu portfólio.
Através de pesquisas, é possível saber a percepção de seus clientes sobre a marca, produtos e serviços oferecidos. Ou seja, a empresa que deseja conhecer mais do seu público ou expandir em outros segmentos recorrem a pesquisas aplicadas diretamente a seus clientes.
Podem, ainda, obter informações por meio de pesquisas de mercado já existentes, que comparam dados da concorrência.
Com isso, as empresas não somente conhecem os gostos e as preferências do consumidor, como podem traçar uma estratégia e definir precificação de acordo com o mercado.
Os dados ajudam a compreender os diferenciais do seu produto e também definir novos passos na produção.
De olho na concorrência
Ao pensar em ampliar o portfólio, a inteligência de mercado é essencial para demonstrar a posição da empresa frente à concorrência.
Com conhecimento técnico, os especialistas visualizam tendências e geram insights aos gestores, o que traz inovação e superação de obstáculos. Por exemplo, fazem alertas em relação a dificuldades ou pontos que podem ser melhorados na organização.
Para se manter em alta no seu setor, é essencial contar com esse tipo de monitoramento, coleta e análise de dados que os profissionais de inteligência fazem, porque somente quem percebe o que está acontecendo dentro e fora da empresa, consegue ampliar sua força competitiva e aumentar sua presença de mercado.
Entenda as técnicas e ferramentas
Atualmente, além de colaboradores especializados no assunto, as grandes companhias possuem big data e ferramentas que permitem um acesso mais ágil e consistente às informações.
Conhecer os indicadores a serem medidos e dominar técnicas são requisitos para traçar uma boa estratégia.
Os sistemas auxiliam a identificar e eliminar dados duplicados, padronizar, validar e recuperar informações.
Toda essa estrutura garante a qualidade do resultado, ou seja, os dados são utilizados de maneira adequada e de forma eficaz para a tomada de decisão.
Estar preparado com conteúdo relevante e conhecendo conceitos de gestão são fundamentais para que dados e informações se transformem em conhecimento e inteligência.
Este conteúdo foi produzido por FIA – Fundação Instituto de Administração – LABFIN.PROVAR
Bons negócios e até o próximo episódio!!