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ACISA Podcast – Chatbots estão na agenda da gestão de negócios

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Os consumidores estão cada vez mais exigentes na hora de se relacionar com marcas. Avanços tecnológicos trouxeram mudanças significativas ao mercado e exigiu também atualização de profissionais.

Hoje a preferência é por atendimentos que são feitos de forma mais simples, ágeis e personalizados. E é exatamente para se adequar a esse novo perfil de clientes que entra o uso de chatbots.

O que os profissionais precisam saber: 

O que pode ser melhor do que um cliente retornar ao seu negócio e fidelizar seus desejos de consumo?  As empresas de varejo estão preocupadas não apenas em adquirir novos clientes, mas em retê-los.

Para atingir esse objetivo, os varejistas usam estratégias variadas e a tecnologia, com certeza, está inserida nesse planejamento. Afinal, não existe mais business sem tecnologia.

Cada vez mais presentes em todos os setores da economia, as inovações envolvendo inteligência artificial já são familiares para os consumidores, seja para auxiliar durante uma compra, sanar uma eventual dúvida sobre determinado produto ou receber atualizações no pós-venda.

Portanto, vejamos como os chatbots estão mudando o setor de varejo e ajudando nas operações do dia-a-dia.

Melhoram a relação com o cliente 

Hoje é importante atender seus clientes a qualquer hora do dia e em todos os dias da semana, mas muitas vezes não é possível ter uma equipe tão numerosa, principalmente se seu negócio não está na lista de uma grande marca de varejo.

Entretanto, esse desafio pode ser solucionado com o uso de chatbots, que não descansam nunca e trabalham 24h por dia, 7 dias por semana.

Estão presentes em todos os canais

Colocar em prática o conceito de omnichannel com um chatbot. Eles funcionam no Facebook Messenger, Skype, Telegram, no portal da loja e no smartphone por meio de mensagens SMS.

O consumidor pode estar em qualquer um desses canais ou em todos eles, e sua marca pode acompanhá-lo sempre por lá.

Fazem atendimento em tempo real

Chega de clientes estressados pelas músicas intermináveis que tocam durante a espera dos atendimentos via telemarketing.

Os clientes estão ansiosos para uma resposta rápida. Um assistente virtual inteligente responde em segundos a demanda já com a solução ou seu encaminhamento.

Ajudam na divulgação de promoções

Chatbots podem abordar os consumidores de maneira proativa a partir de condições pré-definidas.

Um assistente virtual de uma loja de cosméticos pode ser configurado para, sempre que o clima estiver muito quente, indicar aos consumidores que estão na loja uma promoção de protetor solar.

Fidelizam seu cliente

Clientes mal atendidos migram para marcas concorrentes. Fornecer um atendimento cordial em tempo real, com detalhes técnicos e informações adicionais para aquele produto pesquisado deixará o cliente muito mais satisfeito com sua marca.

Atentar-se para o conceito de hospitalidade nesse tipo de atendimento. É importante mesclar a hospitalidade com a tecnologia no mercado corporativo.

Melhoram também processos internos

O chatbot pode ser usado também de maneira interna, como forma de orientar funcionários e melhorar processos.

O bot se integra com os sistemas de gestão, CRM e de estoque dos produtos, norteando, por exemplo, o abastecimento de acordo com a frequência que aquele produto vai sendo vendido.

Fortalecem a marca no pós-venda

São muitas as opções de uso possíveis para os chatbots. Ele pode ser utilizado para fazer pesquisas de pós-venda para coletar insights sobre a experiência de compra e fornecer feedbacks detalhados sobre a maneira como o cliente enxerga a marca, entre tantas outras possibilidades.

Conhecimento e inteligência

O modelo de uso, a estratégia, os canais e etc., devem ser analisados dentro de um planejamento que compõem conceitos de Inteligência de Mercado.

Estamos inseridos na era digital e para ganhar eficiência e automatizar as operações, a Inteligência Artificial se faz presente com os chatbots. A boa gestão dos negócios passa pela avaliação dessas tendências e os profissionais precisam estar preparados para enxergar o mercado com olhos de futuro. 

 Este conteúdo foi produzido por FIA – Fundação Instituto de Administração – LABFIN • PROVAR

Bons negócios e até o próximo episódio!!