ACISA Podcast – 4 dicas para tirar o melhor de equipes multigeracionais

Ouça também em:

Times com pessoas de diferentes idades são ótimos para as empresas, mas podem trazer desafios. Entenda como lidar da melhor forma.

Já não é novidade que quanto mais diverso for o ambiente de trabalho, melhor. Diferentes visões de mundo contribuem de inúmeras formas para o crescimento da empresa – e isso se aplica também às idades dos colaboradores e dos sócios. Antes de tudo, vale lembrar que, quando se pensa em gerações, não existe um consenso sobre a exatidão das datas que abrangem cada uma delas, mas uma divisão possível seria a seguinte: baby boomers (nascidos entre anos 1940 e 1960), geração X (de 1960 a 1980), geração Y ou millenials (de 1980 a 2000), geração Z (2000 a 2010) e geração alfa (a partir de 2010).

Cada uma destas gerações costuma ter características próprias, relacionadas aos contextos de cada época. “Estas pessoas com idades tão diferentes estão se encontrando no mercado de trabalho porque a expectativa de vida aumentou e a aposentadoria está demorando mais para acontecer. Temos de aprender a lidar com contextos de vida diferentes”, afirma Esmeralda Queiroz, consultora do Sebrae-SP. “Antes, a passagem do tempo era menos dramática. Agora, com a velocidade do avanço tecnológico, muitas mudanças acontecem de uma década para outra”.

Confira dicas para lidar com equipes multigeracionais no trabalho:

1. Ninguém é dono da verdade
    Não importa qual é a sua geração, o fato é que ninguém é dono da verdade. Ou seja: ter mais idade não significa saber de tudo, assim como ser mais jovem e dominar todas as novidades não te faz melhor do que ninguém. É preciso entender que há pessoas que agem e pensam de forma mais parecida com você e há aqueles que, para obter a produtividade desejada, precisam de condições diferentes de trabalho. Em outras palavras, os estilos de trabalho não são únicos e imutáveis. A continuidade de qualquer empresa depende de se manter conectado aos clientes – a todos eles, independentemente da idade. Portanto, saiba ouvir e respeitar as diferenças e invista em equipes com funcionários de idades diversas, para manter a empresa competitiva.

2. Não se prenda a estereótipos
    Apesar de pessoas de uma mesma geração costumarem ter características parecidas, não caia no erro de achar que todas são iguais só porque têm idades próximas. Fuja de estereótipos e ideias pré-concebidas, como: “a geração atual não quer saber de compromisso” ou “os mais velhos são sempre conservadores”. Este tipo de pensamento não leva a lugar nenhum e cria preconceitos.

Na verdade, independentemente da idade, as pessoas têm comportamentos que se assemelham no ambiente de trabalho. Por exemplo, algumas podem preferir segurança, rotina e previsibilidade, enquanto outras precisam de mais liberdade e autonomia. Umas se sentem estimuladas com metas e desafios, já outras não funcionam desta forma. São estes fatores que precisam ser observados, mais do que a idade simplesmente.

1. Comunicação efetiva
    Perceba como a comunicação funciona melhor para cada grupo de funcionários e invista em diferentes frentes para fazer a mensagem chegar até a equipe da melhor forma possível. Isto é, para algumas pessoas o que dará mais certo é formalizar decisões por escrito, em atas de reuniões e e-mails, por exemplo. Para outras, a forma mais efetiva de se fazer entender é de maneira mais informal. O que importa, no final, é deixar claro para toda a equipe quais são as metas e o que se espera das entregas de cada um. Isso evita ruídos e situações de desconforto nos times. Outro ponto que merece atenção é que a liderança deve sempre comunicar à equipe o valor das entregas de cada um. Reconhecer publicamente as conquistas é uma forma de valorizar as pessoas e suas tarefas. É como se o líder fosse um maestro de uma orquestra, que precisa saber a hora certa de dar destaque a cada um.
  1. Construção diária
    Lembre que não será fácil e você enfrentará desafios. Lidar com equipes multigeracionais é uma construção diária, que exige respeito e empatia. A empresa deve ter postura e cultura amigável para atrair e reter pessoas de diferentes idades. Isso significa ter flexibilidade e pensar em alternativas que se adequem às diferentes realidades, para que cada um entregue o melhor que puder.

Este é um conteúdo Pequenas Empresas & Grandes Negócios do portal Globo.com, por Maria Clara Vieira.

Bons negócios e até o próximo episódio!!