Já disse Clive Humby, um matemático londrino especialista em ciência de dados, “Data is the new oil”. Em tradução livre, a frase diz que dados é o novo petróleo, o que nos leva a entender que é o novo combustível para futuro e que ajudará nos avanços tecnológicos, otimização e no desenho de novas estratégias. Entretanto, sabemos que dados sozinhos não nos levam a lugar algum, por isso, precisamos de metodologias como o Business Intelligence para transformar dados em informações.
Ao longo deste artigo, vamos conversar um pouco mais sobre a importância dos dados e as vantagens do Business Intelligence, para a estratégia do seu negócio ou área.
Nesse texto iremos passar pelos seguintes tópicos:
- O que são dados, uma rápida introdução
- O que é Business Intelligence e qual a importância
- 4 Vantagens do Business Intelligence
- Dicas para aplicar o Business Intelligence na sua empresa
1 – O que são dados, uma rápida introdução
“Dados são códigos que constituem a matéria prima da informação, ou seja, é a informação não tratada que ainda não apresenta relevância. Eles representam um ou mais significados de um sistema que isoladamente não pode transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento” (de Silva, 2007).
A partir da definição, entendemos que dados são um conjunto de registros que se encontram soltos, sem qualquer análise e que sozinhos não dizem muita coisa. Mas, como geramos dados?.
Dados são gerados a todo momento a partir de interação. Por exemplo, quando navegamos pelas redes sociais, curtimos fotos, realizamos uma compra online ou em uma loja física, são gerados diversos dados referentes a tempo de permanência na rede social; na loja, gostos e maiores interações que você teve com determinado produto ou conteúdo.
Pesquisas realizadas pelo Instituto Gartner mostram que as organizações vêm acumulando há anos enormes quantidades de dados. A previsão até o ano de 2020 é que se alcance o volume de 44 trilhões de gigabytes ou 44 zettabytes. OK, entendi!. Mas o que fazer com esse tanto de dado gerado?. Isso é o que vamos ver no próximo tópico.
2 – O que é Business Intelligence (BI) e qual a importância?
BI é uma sigla que em livre tradução significa Inteligência de Negócios (Business Intelligence). O BI consiste em um conjunto de técnicas e ferramentas que auxiliam na transformação de dados
Vamos tomar um exemplo, imagine que você é dono de uma grande fábrica de móveis, que distribui seu produto para o Brasil todo e em um belo dia resolve rever a sua estratégia de vendas. Para isso, você acessa o banco de dados da sua empresa e exporta o relatório em formato de banco de dados para analisar o que está dando certo e o que não está dando certo.
No mesmo momento em que você olha para a planilha, percebe que ela possui mais de de 600 mil linhas e 50 colunas. Ou seja, um grande volume de dados que sozinhos não significam muito e são ineficientes para promover um diagnóstico das estratégias.
O Business Intelligence é o conjunto de ferramentas que permite levantar, armazenar, tratar e transformar todos esses dados em informações. Para expressar estratégias costuma-se utilizar Dashboards, em português, painéis de visualização.
A revisão estratégica que o dono da fábrica de móveis irá fazer será muito mais profunda. Ele poderá analisar o lucro por região, cidade, estado (etc) e entender quais ações de marketing, logística implementar.
3 – 4 vantagens do Business Intelligence
Agora que já entendemos o que são dados, o que é o Business Intelligence e sua importância, vamos entender quais são as vantagens de usar essa poderosa metodologia.
3.1 – Gestão da informação
Como vimos nos tópicos anteriores, dados são gerados a todos os momentos e empresas não devem ter dificuldades em levantar dados que mapeiam seus processos. Hoje, com o avanço da tecnologia e a sua democratização é fácil ter acesso ou até mesmo criar suas próprias ferramentas de geração de dados.
A grande questão está em como gerenciar de forma eficiente todas esses dados e transformá-los em informação. Por isso, o Business Intelligence (BI) se mostra como uma importante ferramenta para auxiliar na geração, armazenamento, tratamento e análise em formato de painéis de visualização automatizados e que trazem análises em tempo real de fácil e rápida visualização.
3.2 – Otimização de falhas nos processos
Quanto mais complexo os processos são, maiores são as chances de encontrarmos falhas. O BI pode e deve ser usado para mapear todas as operações e encontrar os pontos de melhoria, ação que é possível graças ao benefício citado na vantagem anterior.
Para tornar mais didático, vamos relembrar o exemplo anterior da fábrica de móveis. Ao analisar o painel e seus multicontextos de filtro, o dono da empresa poderia chegar a conclusão que está tendo prejuízo na região nordeste por conta de falhas na logística de entrega do seu centro de distribuição localizado em São Paulo.
3.3 – Acompanhamento de medidas e indicadores chaves
Além de auxiliar na gestão da informação, a identificar e otimizar processos, outra vantagem do Business Intelligence é trazer um acompanhamento de medidas e indicadores chaves.
Assim, Dashboards trazem indicadores chaves de desempenho que permitem acompanhar os resultados da empresa ou área que você queira enxergar. Por exemplo, total faturado, total vendas, margem de lucro, vendas por região, entre outros.
3.4 – Tomada de decisão estratégica
A partir do momento que um membro da empresa tem acesso a todas essas informações comentadas nas vantagens anteriores, abre-se uma valiosa porta para a análise estratégica, entendimento de cenário e resultados da empresa, o que auxilia na tomada de decisão estratégica baseada em dados.
4 – Dicas para aplicar o Business Intelligence na sua empresa
Agora que já passamos por todos os pontos, desde o que são dados até quais são as vantagens do Business Intelligence (BI), vamos passar pelas 3 dicas essenciais para aplicar o BI na sua empresa ou área.
Mas, lembre-se, o processo para escolher as melhores ferramentas deve ser cauteloso e bem planejado, existem excelentes softwares no mercado mas você deve estar sempre atento a sua realidade e necessidades atuais e futuras.
4.1 – Definição dos indicadores de desempenho
Indicadores de desempenho, assim como o nome diz, são responsáveis por mostrar o desempenho dos principais números, metrificações que você deseja enxergar. Para definir bons indicadores, esteja atento aos objetivos da empresa.
4.2 – Estruturação dos dados
Está é uma etapa fundamental, sendo responsável por armazenar e estruturar os dados. Que serão utilizados dos para análise, o ideal é que todos os dados estejam guardados em um só local para facilitar o gerenciamento e a extração.
Lembre-se, é importantíssimo planejar e ter uma boa estratégia de estruturação de base de dados para garantir a segurança e qualidade dos dados.
4.3 – Visualização de dados
Assim como conversamos no tópico anterior, um conjunto de dados sem análise não significam muita coisa, uma forma de transformar os dados em informações é por meio dos painéis de visualização. Para isso, podemos usar diversas ferramentas, dentre as quais destacamos:
- Power BI: software da Microsoft criado para análise e visualização de dados que permite publicar relatórios na web.
- Tableau: ferramenta de análise e visualização de dados que permite publicar relatórios na web.
- Python: linguagem de programação extremamente versátil e que permite criar relatórios de forma rápida.
- R: linguagem de programação amplamente utilizada para estatística e visualização de dados, também permite criar painéis de visualização.
Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.