ACISA inaugura espaço empresarial em homenagem a ex-presidente

Em homenagem ao ex-presidente, falecido em dezembro do ano passado, a ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André – inaugurou nesta manhã (5 de outubro), o Espaço Empresarial Antonio Carlos Girelli. Localizado no andar térreo da entidade, a área passa a abrigar o atendimento de importantes serviços do Escritório Regional da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp), emissão dos Certificados de Origem e Digital e a Academia de Negócios e Inovação.

Esta inauguração faz parte da primeira etapa do processo de retrofit pelo qual a entidade comercial está passando, que é revitalizar as instalações para adaptá-la às necessidades atuais. A segunda fase será a inauguração do Centro de Capacitações e Negócios, no próximo dia 9 de novembro e, em seguida, serão iniciadas as obras de acessibilidade da área anexada ao prédio histórico da ACISA.

Desde 2020, a entidade implantou uma série de inovações e de novos serviços, totalmente alinhada com o atual momento de transformação digital pelo qual o mundo globalizado vem passando. Um desses serviços foi a criação da Academia de Negócios e Inovação, responsável por parcerias com renomadas instituições de ensino e de classe para capacitação de seus associados e colaboradores, além de geração de conteúdos variados para podcasts corporativos e lives. De 2021 até o último mês de agosto, foram realizadas 16 palestras, 48 lives e 10 edições do programa ABC que dá certo, totalizando mais de 14 mil visualizações.

No mesmo período, a Junta Comercial realizou 29.872 atendimentos; a Certificadora Certsign emitiu 5.956 certificações digitais, inclusive o atendimento por videoconferência possibilitou a emissão por usuários residentes em outros países, como Itália, Estados Unidos e Canadá. E, para atender às empresas exportadoras, foram emitidos outros 4.444 Certificados de Origem.

No evento de inauguração estiveram presentes a viúva de Antonio Carlos Girelli, Regina Sortini Girelli, os filhos Adriana, Alessandra e Antonio Carlos, o neto Daniel, o genro Ricardo, a irmã Theodolinda e o cunhado Rogério Sortini, além de Nelson Andujar e Valéria dos Santos, ambos da Facesp e membros da diretoria, do Conselho Superior e do Conselho Fiscal da entidade. O prefeito Paulo Serra foi representado pelo secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzatto.

Sobre Antonio Carlos Girelli: mais conhecido por Tite, atuou por cerca de 35 anos com fretamento para a indústria por meio de sua empresa Pato Azul e, simultaneamente, no período de 1973 a 1988, esteve à frente da administração do Hotel Belvedere, de sua propriedade em Foz do Iguaçu (PR). Em 1973, assumiu a presidência da Associação das Empresas de Fretamento e Turismo, onde ficou por 15 anos. Por dois anos, foi franqueado Habbib’s na cidade de Mauá; em 1986 assumiu a presidência do Sindicato das Empresas de Fretamento e Turismo do Estado de São Paulo, ficando no cargo por 4 anos e, entre 1982 e 1990 foi presidente da ACISA.

Em sua gestão, Tite concluiu a implantação do SPC e Telecheque, promoveu a renovação de equipamentos e informatização dos departamentos, criou o Prêmio Comerciante e Industrial do ano ACISA e a Ronda Patrimonial.