ACISA fortalece laços com área acadêmica

A ACISA acredita que no atual mundo globalizado, é preciso firmar sólidas parcerias e fortalecer alianças, principalmente com a área acadêmica. Por isso, no último dia 7 de agosto, a reunião semanal de diretoria aconteceu no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Caetano do Sul.

A recepção ficou por conta do reitor José Carlos de Souza Junior, que aproveitou a oportunidade para apresentar uma breve palestra, com o tema Transformação digital das instituições de ensino – do planejamento à ação.

Segundo ele, a universidade está sempre buscando parcerias com a iniciativa privada como forma de aproximar seus alunos do mundo corporativo e vice versa. “Queremos que nossos estudantes conheçam as atuais tecnologias que estão sendo utilizadas no mercado e que as empresas também tomem ciência do que nossos alunos são capazes de realizar, haja vista que todos os cursos possuem conexão”.

Na Mauá, são oferecidos 11 cursos – Administração de Empresas, Design e nove de Engenharia. “Aqui tudo é interligado. A Engenharia fornece a solução técnica (feasibility), a Administração, a sustentabilidade do negócio (viability) e o Design, a experiência do usuário (desirability). Quesitos necessários no mercado para o sucesso de qualquer empreendimento”, destaca José Carlos de Souza Júnior.

Para colocar tudo isso em prática, a instituição de ensino possui apenas 56 salas convencionais de aulas contra 128 laboratórios modernos, utilizados e compartilhados por estudantes de todos cursos, além de uma manufatura avançada – célula indústria 4.0 – com mais de 30 empresas envolvidas e o smart campus – uma plataforma completa para IOT que permite gerenciar as mais variadas áreas. O Instituto Mauá de Tecnologia também tem programa para receber visitas de empresas e escolas da região.