“Temos expectativa da queda de 5% de juros em 2024”, diz Pedro Cia Junior
Com a virada do ano, novas previsões são feitas principalmente pelos lojistas do ABC que dependem de decisões federais, estaduais e municipais para planejar o seu negócio. Ao RDtv, o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), Pedro Cia Junior, conta sobre como 2023 encerrou na região e as expectativas para o comércio em 2024.
Em virtude da Copa do Mundo e das eleições em 2022, datas como o Natal ficaram ofuscadas, com a baixa venda de produtos no comércio. Segundo o dirigente, o Natal de 2023 foi diferente a partir do início de dezembro, quando os consumidores se programaram para a data. “Como em 2023 não tivemos nenhuma outro evento conflitante com o Natal, as pessoas se atentaram à data, o que possibilitou que o comércio tivesse mais atenção e fosse assim mais aproveitado”, afirma ao reforçar que as as compras começaram cerca de 15 dias antes do dia 25 de dezembro.
O presidente da Acisa destaca a inadimplência como um fator chave para as vendas. O número de inadimplentes residentes do ABC aumentou 8,82% em outubro na comparação com outubro de 2022. “Apesar do crescimento de inadimplentes, vemos que ao chegar no fim de ano algumas pessoas optaram por regularizar a sua vida financeira antes de fazer as suas compras, o que contribuiu para a queda de vendas”, diz.
Para esse ano, Pedro Cia conta que tem otimismo para os lojistas da região. “Em 2024 temos uma previsão da queda de 5% em relação aos juros, o que é excelente para nós, tendo em vista que iniciamos 2023 com 15%”, afirma. O dirigente complementa que essa diminuição favorece o otimismo entre os vendedores, promoverá mais vendas, mesmo em ano de eleições municipais.
Para 2024, a Acisa promoverá a Academia de Negócios, projeto que teve início em 2023 e que visa qualificar os empreendedores do ABC, com palestras e networking. “Tivemos muitos projetos em 2023 e pretendemos manter para 2024. Quando qualificamos o lojista, ele passa a ver o negócio dele de outra maneira, inclusive conseguindo algum fornecedor que facilite o seu negócio”, reforça.