Prefeitura andreense pretende finalizar projeto original da Oliveira Lima
No início do ano, veio à tona o desejo do prefeito de Santo André, Paulo Serra, de requalificar o calçadão da Rua Oliveira Lima, no Centro. A administração, inclusive, já iniciou os procedimentos licitatórios para a elaboração do projeto executivo para a reforma do local, que é a principal via comercial da cidade.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal Diário do Grande ABC, a Prefeitura pretende investir R$ 3,9 milhões apenas no projeto e planeja que a empresa finalize os serviços em até um ano. A intervenção de maior impacto que deve constar no projeto é a conclusão da cobertura, que hoje não alcança toda a extensão do calçadão.
Questionado sobre o assunto pela reportagem do portal, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Santo André (ACISA), Pedro Cia Junior, declarou que a instituição “apoia todas as ações que visam melhorar as condições dos comerciantes e da cidade”.
Contudo, o presidente não respondeu se a Prefeitura consultou a associação sobre as diretrizes ou condições do projeto.
Pedro ressaltou que as melhorias não podem ser restritas apenas ao calçadão. “É importante que também sejam realizados investimentos nos demais centros comerciais de bairro”, destacou.
Projeto original tem mais de 25 anos
Foi em 1998, ainda no mandato do ex-prefeito Celso Daniel, que o projeto original da cobertura do calçadão foi concluído. Contudo, a instalação da cobertura na via ficou restrita apenas a uma parte do calçadão, que compreende pouco menos de 50% de toda a extensão do corredor comercial.
Historicamente, os lojistas alegam que os empreendimentos localizados no trecho coberto são mais procurados pelos consumidores. Existe a expectativa de que a conclusão da cobertura fomente ainda mais o movimento do corredor.
No início da década passada, nas gestões dos ex-prefeitos Aidan Ravin e Carlos Grana, a conclusão do projeto chegou a ser pautada, mas nunca saiu de fato do papel.
Paulo Serra (que foi secretário de Obras na gestão de Grana) tenta, então, viabilizar a ação, neste que será um dos seus últimos atos na tentativa de promover o desenvolvimento econômico na área central.
Ao Diário do Grande ABC, Serra admitiu que não conseguirá entregar o projeto finalizado durante seu mandato, mas demonstrou satisfação em retomar o projeto. “A gente quer tirar do papel o projeto original”, afirmou.
Além da cobertura, as intervenções na via devem promover também readequação da infraestrutura urbana e revitalização de todo o espaço comercial. A Praça do Carmo também será impactada pelas obras.