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Dica #08 – Livres para ir e vir

“Encurralar” ou “cercar” os consumidores foi uma prática bastante explorada pelo mercado em décadas passadas. Apesar de antiquada nos dias atuais, ainda é comum encontrar negócios insistindo no seu uso, causando situações de desconforto entre os consumidores ou mesmo originando problemas mais graves (como processos judiciais, por exemplo). Atendentes que seguem consumidores em lojas físicas ou “programas de fidelidade” com cláusulas obscuras e juros altíssimos, são soluções não mais bem-vindas, e os negócios que mais tem se destacado no mercado definitivamente encontraram maneiras melhores de dar assistência ao consumidor ou mantê-lo fiel.

Insights

O QUE VOCÊ PODE FAZER:

  • Coloque a experiência do consumidor como prioridade do seu negócio. Pesquise mais sobre ele: é um consumidor que gosta de ser abordado ou não? É um consumidor que tem facilidade para lidar com interfaces e tecnologia?
  • Se possível, você também pode implementar um sistema de autoatendimento para o consumidor realizar as operações mais cotidianas – mas nunca deixe de colocar à disposição a opção de atendimento humano.
  • Lembre-se: seu público é o principal divulgador da sua marca.

Fonte: Guia de Tendências – SEBRAE PR