A ACISA – Associação Comercial e Industrial de Santo André sempre trabalhou em prol da classe empresarial e nos últimos meses suas ações foram intensificadas por conta da pandemia. Isso porque, o atual momento afetou o desempenho econômico de muitas empresas, sem privilegiar segmentos, obrigando-as a aumentar a capacitação de seus colaboradores com informações e cursos, encontrar novas formas de gestão e também de atuação no mercado.
Com a perda de faturamento, os empreendedores, principalmente os menores, recorreram às instituições financeiras em busca de crédito e, infelizmente, muitos não obtiveram sucesso, apesar que no Brasil, os micro e pequenos empreendimentos equivalem a 99% do empresariado e respondem por mais de 52% dos trabalhadores com carteira assinada do setor privado.
Segundo levantamento elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), no período de 7 de abril a 2 de junho, cerca de 6,7 milhões de empresários tentaram obter crédito para manter pequenos negócios, mas apenas 15% conseguiram os recursos.
A principal razão (19%) para que não tenham tido êxito junto aos bancos foi o CPF e CNPJ negativados, o que indicam que uma pessoa ou a empresa estão inadimplentes. Ter “nome sujo” no Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) ou no SPC foi a justificativa apresentada por 11% das instituições financeiras ao negar crédito, mesma proporção relativa à falta de garantias ou avalistas.
“Muitos empresários chegaram a ficar mais de 100 dias paralisados e já foram penalizados. Agora, é o momento das instituições financeiras analisarem com bom senso cada caso, pois a economia precisa sair da estagnação e para isso, os empreendedores necessitam de apoio para continuarem honrando seus compromissos financeiros e mantendo empregos”, destaca Pedro Cia Junior, presidente da ACISA.
Protagonismo
Desde o início da pandemia, a ACISA tem ampliado o seu trabalho de levar conhecimento e capacitação aos seus associados. Criou a Academia de Negócios e Inovação tendo como parceiros importantes instituições, como Strong Esags, Observatório Econômico da USCS, Sebrae, UFABC Jr – Consultoria em Gestão Empresarial e Coalizão ABC Digital. Por meio da Academia, já foram realizadas oito lives sobre os mais diversos temas, disponíveis no canal do YouTube (ACISASA).
Outra ação que rapidamente surtiu excelentes resultados foi o Guia Comercial ACISA, que conta com a adesão de mais de 2,1 mil empresas (acisa.com.br/guiacomercial/). Diariamente, são enviadas diversas informações de interesse da classe empresarial via WhatsApp, as postagens nas redes sociais chegam a alcançar até 60 mil pessoas e o portal da ACISA recebe 800 acessos diários.