ACISA Podcast – Você sabe o que é branding? 6 dicas para aplicar em seu negócio

O termo branding talvez não soe familiar para você. A palavra deriva de brand, que em inglês significa marca. Branding é nada menos que a gestão da marca de seu negócio. Em outras palavras, é a realização de um conjunto de ações estratégicas para posicionar bem a sua marca no mercado e deixar claro quais são os propósitos dela. Mas por que fazer isso? Os motivos são vários: diferenciar-se da concorrência, ser lembrado pelos consumidores, demonstrar os valores do negócio e se conectar emocionalmente com os clientes, entre outras vantagens.

A seguir, confira 6 pontos que você precisa saber para começar a pensar (ou repensar!) a estratégia de gestão da sua marca — o branding. As dicas são de Suzane Strehlau, professora da ESPM; e de Marina Moura, consultora de marketing do Sebrae-MG.

1.  Convença-se que branding é para todas as empresas, mesmo as menores
    Não é porque você é um pequeno empreendedor que deve negligenciar a gestão de sua marca. Ter isso em mente é o primeiro passo para criar estratégias de ação. “O branding é para todas as empresas, de qualquer segmento e tamanho. Quanto antes entender isso e começar a olhar a marca dessa forma, melhor”, diz Marina Moura, consultora de marketing do Sebrae-MG. E lembre-se de que o branding é válido tanto para negócios B2C como B2B.

2. Defina os valores da sua marca
    Antes de querer comunicar os propósitos da sua marca, é preciso conhecer bem quais são eles. Se ainda não está claro para você os diferenciais e o porquê de a sua empresa existir, é hora de pensar nisso. “O conjunto de valores é importante para a percepção do cliente. Então, é necessário que a marca defina isso o quanto antes”, ensina Moura, do Sebrae-MG.

3. Pense além do visual
    Muitos empreendedores acreditam que “marca” é apenas o logotipo e a identidade visual. “Na verdade, vai além. A marcaé como se fosse o RG do negócio. É toda a experiência que as empresas entregam aos consumidores ao oferecerem produtos ou serviços”, explica Moura. Portanto, observe sua empresa e tente enxergar o todo. Questione se as ideias que você quer passar ao seu público estão, de fato, sendo comunicadas em diferentes frentes. Também vale conversar com seus clientes para sentir se a percepção que eles têm do negócio é a mesma que você idealiza para a marca.

4. Diferencie-se da concorrência
    Sabe aquela marca de smartphones que tem símbolo de maçã? E aquela rede de fast-food que vende dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles, num pão com gergelim? Pois é, são exemplos de marcas que conseguem se destacar tanto por seu branding que nem é preciso dizer o nome delas para saber do que estamos falando. Ou seja, para ser forte, é preciso se diferenciar dos concorrentes. Aposte em slogans, personagens e símbolos. Crie um conjunto de características que sejam só suas. “A função da marca é criar identificação e se distinguir da concorrência, mas isso não acontece de um dia para outro”, explica Suzane Strehlau, professora da ESPM. “Quando as pessoas conseguem associar uma categoria de produtos a uma marca, significa que a marca criou um significado; há um conceito enriquecido ali”, diz. Por exemplo, quando só de bater o olho em um entregador de delivery com uma mochila vermelha você já sabe de qual app se trata, é sinal de que a marca trabalhou bem o branding.

5. Tenha ações coerentes
    Um dos erros frequentes dos empreendedores é ter um conjunto de valores, mas tomar atitudes que comunicam o contrário disso. “Por exemplo, a marca quer ser muito próxima ao consumidor, mas tem um atendimento ao cliente que não funciona bem. Ou então a marca deseja ser moderna, mas tem uma comunicação extremamente formal e tradicional. Não combina. Ou ainda a empresa faz uma promoção do tipo “leve 3 e pague 2″, mas quer ser conhecida como uma marca sofisticada. São coisas que não combinam. A parte mais difícil do branding é ser coerente em todas as pontas do negócio”, ensina a professora da ESPM.

6. Conte com apoio de profissionais
    Boa parte dos empreendedores que começam a estudar o branding e se dedicam a ele consegue pensar em estratégias para o próprio negócio, até mesmo por feelinge por conhecer bem a própria marca. Mas, se você sente que precisa de ajuda nesse quesito, pode contar com agências e profissionais que dominam o assunto. Outra opção é recorrer às consultorias do Sebrae, que prestam serviços gratuitos aos pequenos empreendedores.

Este é um conteúdo Pequenas Empresas & Grandes Negócios do portal Globo.com, por Maria Clara Vieira.