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ACISA Podcast – Pequenas e médias empresas, estratégias para vender em tempos de crise

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Em períodos de crise e instabilidade, consumidores mudam seus hábitos de compra, colocando o pé no freio e calculando cada gasto feito. Sendo assim, a tendência é que os intervalos entre cada compra sejam maiores. Porém esses períodos podem significar novas oportunidades. Mas como vender mais nesse momento?

Muito provavelmente você já ouviu falar sobre a UBER. A Uber surgiu no ano de 2009 aproveitando a crise de 2008 para aparecer no mercado e se consolidar como uma alternativa aos táxis além de uma ótima oportunidade de renda para motoristas não profissionais.

É fato que não existe manual pronto para momentos de instabilidade. O certo é que em cenários como esse, é impossível continuar fazendo tudo da mesma maneira de antes.

É preciso se preocupar em formas objetivas para contornar a situação, usando da criatividade, visão e até mesmo coragem, para testar novos modelos e formas de se chegar ao consumidor. É o momento de estar atento às mudanças e à possibilidade de se reinventar e inovar, assim se adequando as circunstâncias.

Fique atento! Segue uma lista de dicas para melhorar suas vendas:

A tecnologia é sua aliada

Certamente o processo de vendas é onde se concentra a maior parte das incertezas de um negócio e adotar novas tecnologias é uma das melhores maneiras para melhorar o desempenho desse setor.

Os recursos tecnológicos mudaram a rotina dos consumidores. A internet é uma das principais ferramentas de pesquisa antes de uma compra, pois armazena um grande leque de informações sobre produtos e serviços.

É muito importante que você esteja presente onde o seu cliente se encontra, e hoje, boa parte deles estão no mundo digital.

Logo é grande a oportunidade dos negócios online alavancarem suas vendas. E um bom momento para empresas que ainda não estão no mercado digital e no e-commerce investirem nisso.

Por exemplo, se você é dono de um comércio, todas as etapas que fazem parte de uma venda presencial, desde a apresentação do produto até o pós-venda, podem ser realizadas online. Seja através de vídeos, fotos ou até mesmo vídeo chamadas. Existem ainda ferramentas de pagamento online e também serviços de entrega na casa das pessoas. Vale usar do próprio WhatsApp para vender seus produtos.

Já se você é um prestador de serviços, trabalha dando consultorias, treinamentos ou cursos, também pode utilizar-se de ferramentas como as vídeo chamadas para começar seu atendimento online.

Com todas as tecnologias à nossa disposição, esta é uma oportunidade para  digitalizar todos os tipos de negócios e vender mais.

O marketing digital nunca foi tão importante

Não é segredo para ninguém que o marketing é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. O que muitos esquecem é que em tempos de crise ele se torna essencial para que se mantenha um fluxo de vendas.

Em momentos de crise, utilizar-se do marketing digital é uma arma poderosa para manter seu negócio saudável. Mas qual a diferença entre Marketing e Marketing Digital?

A diferença é que o Marketing Digital usa o ambiente digital (online) para expor suas estratégias de marketing, como por exemplo, o uso de redes sociais para divulgar conteúdos sobre negócios ou notícias.

Investir em marketing de conteúdo, mídias sociais, links patrocinados, são ações importantes para fixar sua marca no mercado ficando assim na cabeça do cliente.

O marketing de conteúdo aparece como um grande aliado em momentos de crise, pois ele tem como um de seus principais atributos o fato de atingir as pessoas certas. Ao invés de tentar atingir todo e qualquer público, ele usa de dados e informações de perfil do público-alvo do produto. Buscando assim, uma comunicação direcionada e mais assertiva.

Outra vantagem é o investimento relativamente baixo, pois em períodos de crise as empresas estão buscando justamente o corte de custos.

Mas o que realmente é Marketing de Conteúdo?

Ele consiste em uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante, sejam artigos, publicações em redes sociais ou até mesmo ebooks, que não visa a promoção explícita da marca.

A intenção aqui é ajudar seu público alvo a resolver problemas, tornando-se uma autoridade no assunto e atraindo clientes para você de forma natural e espontânea.

Além disso a produção de conteúdos com relevância e qualidade afeta diretamente no rankeamento da página do seu negócio em ferramentas de pesquisa.

Otimizar os investimentos em marketing, investindo em Marketing de Conteúdo é uma escolha inteligente, pois se manter em evidência no mercado é importante para reter os atuais clientes e também atrair novos.

A excelência no atendimento

Aqui mora um grande erro de muitos negócios: atendimento não é apenas presencial. Qualquer empresa que deseja se destacar precisa atentar-se a excelência do atendimento em todos os outros meios de comunicação. Atualmente a buscas dos clientes é por empresas que realmente se preocupam com as suas necessidades e não apenas com vender.

É importante que você foque na experiência do consumidor, visando a fidelização do mesmo. “Conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual” Já dizia Philip Kotler.

Fidelizar seus clientes é uma ótima forma de vender mais pois uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. Encantar nunca foi tão importante quanto agora!

Como exemplo de atendimento diferenciado, trate o cliente sempre com muita atenção e paciência, entenda bem as necessidades dele e de preferência o chame pelo nome. Busque se aproximar do cliente. Faça telefonemas ou envie e-mails para se certificar se as entregas chegaram em dia e se o cliente precisa de algo mais.

Como todo bom consumidor, seu cliente deseja um atendimento imediato, por isso atente-se ao tempo de espera de seus fregueses. Procure alternativas para que sua resposta seja a mais rápida possível. Fidelizá-los certamente fará você vender mais.

E claro, não se esqueça do pós-venda, manter o contato com o cliente é uma importante forma de fidelizá-lo.

O estímulo chamado promoção

Promoções sempre foram uma estratégia, mas em tempos de crise passam a ser fundamentais. Num período de baixo consumo, é importante diminuir um pouco sua margem de lucro visando manter um fluxo de vendas e evitando um impacto maior na saúde do seu negócio. Alguns exemplos de promoções em alta são:

  • Cartões/programas de fidelidade: são instrumentos que oferecem benefícios aos consumidores mais frequentes de um negócio. São também uma forma de dizer ao consumidor que criar um vínculo com a empresa é algo que vale a pena. Seus benefícios podem se dar de diferentes maneiras. Seja descontos, permitir o parcelamento das compras em maior número de vezes, acumular pontos para troca em produtos e/ou serviços, dentre outros.
  • Bônus para próxima compra: esse tipo de promoção funciona como um passo para a fidelização de clientes e seu funcionamento é simples: você oferece ao seu cliente, após a compra, um cupom de desconto que poderá ser utilizado na próxima compra, podendo ser um valor fixo ou variar de acordo com o que foi gasto na primeira compra.
  • Cashback: em alta no momento, literalmente significa “dinheiro de volta” e seu funcionamento é simples: o consumidor faz uma compra e recebe de volta parte do valor gasto. Importante ressaltar que o cashback não é sinônimo de desconto, o benefício aparece em bônus ou em dinheiro na conta corrente do cliente.

Aqui cabem inúmeras formas, desde a velha e boa “leve dois pelo preço de um” até promoções para seguidores em redes sociais, o importante é conhecer seu público e estimular para vender mais.

Facilite o pagamento online e a entrega

Existem inúmeras plataformas que disponibilizam o pagamento online como MercadoPago, PagSeguro, Picpay e Paypal, além de outros métodos como PIX, contas para transferência, etc.. Fato é, que atualmente, as pessoas tendem a preferir o pagamento online do que utilizar o seu cartão ou então pagar em dinheiro. Por isso é muito importante que essa opção esteja disponível em seu negócio para você vender mais.

Outro ponto de suma importância é a entrega. Ofereça maneiras expressas de enviar o produto pelo correio. Se você é um pequeno negócio com raio de negócios local ou atua em uma cidade menor, pode até mesmo entregar pessoalmente usando seu próprio veículo e se preciso for, venda de dia e entregue à tarde.

Oferecer uma entrega ágil é um diferencial importante e que pode ser crucial para a concretização ou não da compra.

Finalmente, caso você seja dono de um negócio de alimentação é importante utilizar dos aplicativos de Delivery. Esse tipo de serviço, além de criar novas oportunidades de negócios para as empresas, facilita a vida dos consumidores, permitindo que estes realizem os pedidos com mais praticidade e conforto.

Além disso, esses aplicativos são muito populares e possuem uma grande base de usuários, o que ajuda a garantir que seu negócio passe a ser visto pelos clientes.

É melhor pagar as taxas cobradas por esse tipo de serviço, do que perder quantidade vendas. Em momentos de crise, a adesão a este tipo de serviço é uma necessidade. Expande seu público alvo e sua gama de possíveis clientes, minimizando os possíveis impactos em seu negócio.

Conclusão

Acima de tudo isso é importante que você saiba entender o momento e ainda assim mantenha uma atitude positiva. O segredo está em buscar soluções, não em focar nos problemas. Seja otimista, pró-ativo e procure novas oportunidades.