Apesar de transmissões ao vivo já serem muito utilizadas há alguns anos para os mais diversos fins (notícias, transmissão de sessões de Câmaras, jornais, inaugurações, etc.), foi durante a pandemia que elas tiveram sua maior popularidade no Brasil.
Com o comércio fechado e as pessoas em casa, as redes sociais e plataformas passaram a ficar repletas de lives e as empresas enxergaram o potencial de um novo método de vendas online, em tempo real, onde o cliente pode interagir, se envolver e comprar em um novo cenário de transformação digital.
Essa tecnologia chamada shopstreaming ou livestreaming commerce, permite ainda que o cliente veja os detalhes do produto e tire suas dúvidas na mesma tela e em tempo real, humanizando as vendas e melhorando o engajamento do público.
O fato é que com a evolução da tecnologia e o crescimento da prática no Brasil, as lives ficaram acessíveis para micro e pequenos empreendedores, já que antes o que era realizado somente por plataformas exclusivas, hoje pode ser feito através de um smartphone, utilizando o Instagram ou Facebook, por exemplo, e assim realizar um shopstreaming.
No decorrer deste podcast vamos falar mais sobre o que é shopstreaming e como ele pode auxiliar nas vendas dos pequenos negócios. Boa leitura!
O que é streaming?
Streaming é uma forma de transmissão de conteúdo digital de maneira instantânea. É um tipo de tecnologia que faz o envio de dados em um fluxo contínuo, sem que seja necessário o download do conteúdo.
Ele funciona através da troca de dados entre um dispositivo móvel e um servidor. O arquivo é dividido em pequenos pacotes e enviado separadamente pela rede e o player os junta no formato original. Alguns exemplos de streaming de vídeo são a Netflix e a Amazon Prime.
O que é shopstreaming?
Já o shopstreaming, significa utilizar a tecnologia da transmissão com o objetivo de promover vendas online. É um vídeo realizado em tempo real, que mostra os produtos de uma determinada empresa e permite que os clientes interajam e comprem o que está sendo divulgado.
Plataformas gratuitas para realização de lives
As transmissões ao vivo podem ser feitas usando a própria câmera do celular ou computador. Elas podem ser realizadas pelas redes sociais ou softwares de transmissão. Confira algumas plataformas de streaming para transmissão online: Youtube Live, Facebook Live, “Ao Vivo” do Instagram, Twitch, OBS Studio e Zoom.
Agora que você sabe mais sobre o assunto, saiba como ter sucesso nas vendas do seu negócio com o shopstreaming:
- Invista em equipamentos de qualidade
A primeira dica é utilizar um celular e equipamentos que promovam uma boa qualidade de imagem, som e iluminação. Com o crescimento das lives, o mercado de acessórios passou a oferecer diversas soluções com preços atrativos, entre eles tripés para celulares ou câmeras e luminárias especiais.
Depois de ter garantido todos os equipamentos, teste o melhor ângulo em que seja mais fácil mostrar detalhadamente os produtos, crie um roteiro para mostrar que domina o assunto e para evitar momentos de inatividade ou confusão, o que pode fazer com que pessoas saiam da live.
- Tenha uma equipe para auxiliar nas respostas em tempo real
Além de não ocupar a memória do dispositivo móvel do cliente por não necessitar download, ele consegue acompanhar em tempo real os produtos e vantagens apresentados e interagir tirando dúvidas e amadurecendo a ideia de comprar. É muito importante que várias pessoas estejam envolvidas no momento da live, para que pelo menos uma fique responsável em responder e solucionar as dúvidas que surgem durante a transmissão. Esse retorno ao cliente pode garantir vendas, ou afastá-lo da transmissão caso não ocorra.
Lembre-se que o evento é online, mas o cliente espera que o atendimento tenha a mesma qualidade que o presencial.
- Ofereça vantagens ao cliente que comprar durante a live
As vendas através de lives se tornam mais interessantes e atrativas quando oferecem mais do que somente a exposição de produtos. Com a popularidade e a quantidade de lives realizadas, muitas empresas acabam criando parcerias ou inovando nas transmissões ao vivo. Além dos descontos especiais de live, que atualmente já são bastante esperados pelos consumidores, a ideia de inserir sorteio de brindes aos participantes, ou descontos e produtos de lojas parceiras, também se consolida como diferencial. Aposte nisso!
- Conte com o auxílio de influenciadores digitais
Os influenciadores digitais podem auxiliar seu negócio no momento da divulgação da live e até mesmo na realização. Como na grande maioria, eles possuem milhares de seguidores, isso pode ajudar a aumentar o alcance da sua marca e fazer com que mais pessoas participem e comprem do seu negócio durante a live.
- Ofereça opções para entrega de produtos a pessoas de outras cidades
Lembre-se que a transmissão é feita pela internet e atinge pessoas de todos os lugares, próximos ou não do seu negócio. Então, antes da realização da live, crie métodos de como serão feitas as entregas para pessoas de outras cidades, por exemplo, caso você tenha somente uma loja física. Se você possui e-commerce, esse não será um problema.
Este conteúdo foi produzido pelo portal SEBRAE-SC.COM.BR/blog