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Gestão da Qualidade e Suas Ferramentas
O QUE É GESTÃO DA QUALIDADE?
Atualmente a gestão da qualidade é uma ferramenta de estratégia bastante utilizada nas empresas, já que há um grande processo de globalização que causa competição entre as organizações, assim ocorre a busca de melhoria entre os negócios.
O termo qualidade anteriormente estava apenas vinculado aos conceitos técnicos da produção, posteriormente essa visão já se abrange para satisfação dos clientes, sendo eles o componente central e principal de todo processo organizacional.
Dentro desta teoria, durante os últimos anos, as empresas de todo mundo passaram a introduzir, de modo evidenciado, os sistemas participativos de gestão com o eixo principal de aumentar a produtividade e apoiar os programas de qualidade.
Consumidores nos Dias de Hoje
Hoje, os consumidores exigem bastante da qualidade e segurança como os produtos ou serviços que utilizam. Sendo assim, as empresas estão decididas em possuir excelentes matérias primas e profissionais especializados para produzir serviços e produtos, com a mais alta qualidade, assim atendendo melhor a necessidade de seu cliente.
Quando a empresa tem melhoria constante da qualidade, se torna indispensável a manutenção dos padrões de desempenho para que estejam apropriados ao cliente.
Para muitos estudiosos e especialistas, a gestão da qualidade é um processo sem fim e que envolve diversas frentes. Sendo algumas delas: serviço, trabalho, informações, processos, sistemas, pessoas em geral entre outros.
Também é relevante e indispensável possuir conhecimento do tipo de cliente que consumirá o seu produto ou serviço. Por meio dessa informação, poderá ser definido o tipo de estratégia que a empresa usará para suprir as carências do seu cliente.
Ferramentas da Qualidade
Quando se fala de ferramentas da qualidade, não podemos deixar de comentar sobre a técnica PDCA (Plan, Do, Check, Act), que a tradução em português é: Planejar, Fazer, Verificar, Agir (PFVA). Esse é um método primordial para o funcionamento das ferramentas e também para promover melhoria contínua.
Como utilizar a técnica PDCA?
De início, usa-se o planejar, que equivale a determinar os objetivos e metas; na sequência é o fazer, medir o funcionamento real; O próximo é o verificar, onde é feito o balanço entre os objetivos e funcionamento, e indicar a diferença entre eles; última etapa é o agir, que é executar tudo e melhorar, com o mínimo desperdício possível.
Quais são as utilidades das ferramentas de Gestão da Qualidade?
As ferramentas da qualidade têm como objetivo de esclarecer, calcular, analisar e ter soluções para problemas que podem ser possivelmente encontrados e impossibilitar o desempenho dos processos de produtos ou serviços.
Pode-se dizer que uma das maiores utilidades e aplicações das ferramentas é o planejamento estratégico da qualidade.
Destacaremos aqui 7 ferramentas da qualidade:
- Fluxograma
Representação gráfica de um processo ou rotina de trabalho, feito de figuras geométricas para demonstrar a transição de informações. Tem como finalidade mostrar o passo a passo para a realização de um trabalho, melhorar a compreensão deste processo, criar normas de padrão. - Histograma
Ferramenta que possibilita conhecer características de um processo ou lote de um produto, permitindo uma visão geral da variação de um conjunto de dados. - Brainstorming
Muito utilizado para resolver problemas específicos, testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos; a fim de gerar ideias inovadoras que levem a um determinado projeto adiante. - Folha de Verificação – Checklist
Formulários planejados nos quais os dados coletados são preenchidos de forma fácil e clara. Registram os dados dos itens a serem verificados, permitindo uma rápida compreensão da realidade e uma imediata interpretação da situação, ajudando a diminuir erros e confusões. - Diagrama de Pareto
Diagrama de Pareto é uma técnica estatística que auxilia na tomada de decisão, permitindo à empresa selecionar prioridades quando há um grande número de problemas. Com isso, é representado por barras dispostas em ordem decrescente, com a causa principal vista do lado esquerdo do diagrama, e as causas menores mostradas ao lado direito. Cada barra representa uma causa e relevância da mesma em relação às causas totais. - Diagrama de Causa e Efeito
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como espinha de peixe, é uma ferramenta utilizada para análise de dispersão no processo. Esta ferramenta foi desenvolvida por Kaoru Ishikawa através de uma ideia básica, fazer com que as pessoas pensassem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
Após priorizar a causa do problema através do Diagrama de Pareto, apresenta-se um Diagrama de Causa e Efeito do mesmo, este auxilia na visualização dos itens que precisam ser verificados e modificados ou mesmos acrescentados. Ao final deste processo faz-se novamente um diagrama de Pareto das causas principais, determinando assim a causa que mais contribui para o efeito do problema. - Diagrama de Dispersão
Diagrama de Dispersão são gráficos que permitem identificar causas e efeitos, e avaliar o relacionamento entre variáveis. Muito utilizado após o Diagrama de causa e Efeito, para verificar se há uma possível relação entre causas, e qual sua intensidade.
Concluindo
Essas ferramentas formam uma parte do grupo de técnicas estratégicas elementares, e todo o processo deve ser passado a todos os integrantes da empresa, desde o presidente aos colaboradores, sendo assim, é necessário um treinamento básico, para demonstrações e aprendizados das utilidades das ferramentas, para um bom desenvolvimento da organização.
Este foi mais um conteúdo realizado em parceria com a UFABC Junior.