Follow Up de vendas: O que é e como fazer
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Follow Up de vendas: O que é e como fazer
Follow up é uma ferramenta super importante na área de vendas, entretanto, muitas vezes acaba sendo deixado de lado devido à rotina conturbada dentro das empresas.
Para uma boa compreensão desse mecanismo, traremos aqui algumas dicas para você:
O que é?
O “follow” se remete à parte do acompanhamento do assunto e “Up” significa todas as forças que deverão ser realizadas.
O foco principal desta ferramenta é buscar e manter sempre algum tipo de contato com os seus clientes, a fim de renovar ou despertar neles um interesse que o transforme em um comprador fiel.
Além de ter um acompanhamento da relação estabelecida entre as partes, permite avaliar o seu nível de satisfação e por fim, aproveitar o contato com seus leads. O bom desempenho de uma empresa também depende da satisfação dos seus consumidores e clientes.
Temos três etapas do Follow Up
- Pré-venda
- Durante a venda
- Pós-venda
Pré-venda:
Para uma pré-venda é necessário o entendimento do seu prospect e o conhecimento de algumas informações sobre o mesmo para, assim, avaliar se ele tem potencial para se tornar um possível cliente e o que seu produto poderá proporcionar de benefícios para ele.
Durante a venda:
O contato durante a venda é o mais importante, pois é ele que vai definir se a venda será realizada ou não. É essencial que você não deixe o cliente sozinho durante essa tomada de decisão.
Para isso, mostre ao comprador que você está presente e respeita o tempo dele.
Pós-Venda:
O pós-venda é crucial para a fidelização dos mesmos, haja vista que a última coisa que queremos demonstrar é que só nos importamos com nossos compradores até a efetivação da venda, certo? Um erro que não pode ser cometido por nenhuma empresa é fazer o cliente achar que não é importante.
Agora, para colocar o follow up em prática, seguem 6 dicas importantes:
1-Utilize um CRM
É uma técnica utilizada para manter o gerenciamento de um negócio com o foco nas necessidades do consumidor a fim de atendê-lo da melhor forma.
Isso permitirá um acompanhamento sempre personalizado e assertivo. É importante não se esquecer de atualizar o CRM de vendas após cada tentativa ou contato com o lead.
2-Defina um processo
A partir do momento que você passa a seguir um mesmo processo para todos os seus leads, permitirá uma análise mais adequada sobre o que está dando certo e o que pode ser melhorado.
3- Mantenha seus prospects informados
4- Respeite os horários e ligue em momentos estratégicos
5- Sempre tenha um motivo para contatá-los
6- Envie um e-mail de agradecimento e faça o acompanhamento ao término da venda
Conclusão
Se utilizado corretamente, o Follow up pode proporcionar diversos benefícios para o seu negócio. Siga as nossas dicas e, com certeza, você terá excelentes resultados!!