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ACISA Podcast – Cultura e Valores das Maiores Empresas

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Cultura e valores

A cultura e os valores de uma empresa são dois dos fatores determinantes para o seu sucesso! Hoje sabemos que é ela que possibilita que as equipes e a empresa em si estejam conectadas em prol de um objetivo comum. Ela possibilita passar por todos ou se não quase todos os desafios que são impostos. 

Entretanto, hoje temos um entendimento mais amplo do que entendemos como valor de uma companhia. São linhas no campo imaginativo que fazem com que ela sonhe e possa executar isso por meio de uma cultura de engajamento e acolhimento. Para isso buscamos entender quais são esses valores e como promovê-los.

Existem valores certos?

Para responder sobre a eficiência de empresas que possuem sua longevidade comprovada, o acadêmico americano, Jim Collins, buscou usar como referência algumas das maiores empresas dos EUA, que estão listadas no S&P e que compõem o índice Dow Jones. Ele realizou um estudo fazendo o mapeamento dos Valores fundamentais das corporações e sua pesquisa apontou que:. empresas que duram, portanto, visionárias, possuem alguns aspectos semelhantes que ele sintetizou como:  Preservar o núcleo e estimular o progresso. Por meio desse conceito empresas conseguem mostrar a longevidade de suas ideias e engajar seus funcionários, entretanto o que seria esse ‘core’? 

Não existem valores certos ou errados, bons ou ruins, o que existe é a autenticidade e relevância com que as equipes da empresa levam isso como fator crucial para o contínuo progresso. Sendo assim copiar valores e princípios de outras companhias é contraproducente na medida que isso não gera valor e autenticidade explícita para seus clientes e nem para a equipe da empresa. 

Um exemplo que podemos citar é o caso do Walmart que desde sua fundação com Sam Walton sempre tratou com valor primordial o atendimento de alta qualidade e bom tratamento com o cliente. Sendo assim, todas as decisões passam por esse filtro. 

Um outro grande exemplo é a The Walt Disney Company que tem como objetivo primordial engajar pessoas do mundo todo por meio do entretenimento – sendo esse seu core. A forma como as empresas fazem isso e que geram progresso é o fundamental para diferenciar seu sucesso. Afinal a cultura muda com o tempo e as práticas organizacionais e tecnológicas também.

Como Passar para Toda a Empresa?

Uma vez que sabemos quais são nossos valores e princípios, portanto, a nossa ideologia como empresa, como fazemos que seja entendido e aplicado? 

A resposta se dá de forma objetiva: lidando primeiramente com a contratação de pessoas com sinergia de objetivos.

Durante o período de contratação essas empresas buscam alinhar todos os pontos de conexão e desconexão com seus potenciais colaboradores, de forma que gere sinergia e que sua ideologia seja passada adiante como um legado

Como promover esses valores?

Depois que tivemos um maior entendimento sobre como configurar princípios e valores de uma empresa e garantir que eles estejam alinhados entre todos da equipe, a pergunta que fica é: como promovemos isso pela companhia? 

Devemos promover nosso objetivo e nos transformar diante das constantes mudanças que o cenário empresarial passa e as mudanças disruptivas que a tecnologia propõe.

Para realizar metas, engajar e mudar, apresentamos três exemplos:

Exemplo 1 – Metas ambiciosas

O primeiro para ilustrar a capacidade de uma equipe com base em metas ambiciosas. Vamos voltar aos anos 60 para se empenhar na liderança de Kennedy para levar o homem à Lua. Seu objetivo era levar um homem a Lua e retornar em segurança e sabia que era uma meta ousada. Envolveria enormes gastos governamentais e desenvolvimento de tecnologias e materiais bem como organizacional no nível gerencial para realizar esse evento. Foi graças a esse objetivo externalizado que a equipe conseguiu preservar sua ideologia (core) e estimular o progresso diante de todos os possíveis desafios. Mudar para outras formas de organização e desenvolvimento. 

Exemplo 2 – Inovação no Negócio

Um outro grande exemplo disso estamos vendo durante a pandemia em empresas que buscam se digitalizar e sobreviver diante de uma mudança de paradigma e consumo, com isso elas buscam se renovar e traçar Metas Ambiciosas e Ousadas para sobreviver ao novo ecossistema, mesmo que isso envolva mudanças no campo administrativo e produtivo da empresa.

Um bom caso de sucesso é a mudança que as grades lojas de departamento vem experimentando mudanças em sua forma de lidar com o público de uma visão de varejo tradicional para uma empresa de e-commerce e suas metas estão sendo atingidas com objetivos de ter seu setor de e-commerce fortemente estabelecido diante do cenário competitivo.

Exemplo 3 – Empresas visionárias e longevas

Para que possamos finalizar nosso ponto sobre como ter empresas visionárias e que sejam longevas, não só em sua idade. Em seus objetivos buscamos realizar a diferenciação dos valores e princípios de um empresa e sua cultura. Sua cultura fica em estado de constante mudança a cada geração. Mas seus valores, objetivos e sonhos como companhia devem estar alinhados e estarem na ponta da língua de seus funcionários. 

Conclusão

Finalizamos ilustrando os pontos que empresas possuem em comum: Ideologia estabelecida e preservada, estímulo ao progresso com base em metas ambiciosas, que geram mudanças estruturais na organização, mas sempre alinhada com seus valores. 

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.