ACISA Podcast – Como iniciar ou aprimorar suas vendas online: Redes Sociais

Hoje nosso último episódio especial sobre “Como iniciar ou aprimorar suas vendas online” com dicas, mini tutoriais e razões pelas quais você deve inserir seu negócio no meio digital, falaremos sobre Redes Sociais.

Essenciais para acelerar o crescimento do seu negócio, torná-lo visível e reconhecível para um maior número de pessoas, se conectar com seus clientes e dar destaque a sua marca, as redes sociais corporativas são de vital importância para qualquer estratégia de marketing em qualquer tamanho de empresa.

Isso porque elas te ajudam a:

• Oferecer seu produto;
  • Estimular o seu negócio virtualmente;
  • Permanecer à vista dos seus clientes;
  • Fortalecer os valores da sua marca;
  • Reforçar as vantagens em obter os seus produtos/serviços;
  • Conquistar mais clientes.

É necessário ter em mente que nos dias de hoje os consumidores preferem desenvolver uma relação com a marca antes de consumir, por isso é necessário nutrir essa relação com conteúdos, informações e até mesmo amostras do seu produto/serviço.

Vale lembrar que a qualidade dos posts se sobrepõe à quantidade, pois o número de publicações pouco diz sobre o impacto e assertividade que eles terão sobre seus seguidores. O que importa, então, é manter, com certa constância, publicações consistentes e de qualidade.

Outro ponto importante é saber que cada rede social possui uma função diferente dentro dessas estratégias de marketing.

Saiba um pouco mais sobre cada uma delas e seus objetivos:

Esta rede social se resume pela expressão “uma imagem vale mais que mil palavras”. Através do Instagram é possível divulgar conteúdos comerciais e institucionais com um alcance assertivo para seu público específico. A função desta ferramenta em uma estratégia de marketing é manter-se visto e converter seguidores, que são potenciais clientes, em fregueses fiéis.

Para criar a sua conta comercial do zero, siga estes 5 passos:

1. clicar na opção “Cadastrar-se para uma conta comercial”;
  2. Em seguida escolha entre as opções, qual delas define melhor a sua empresa;
  3. Depois disso você deverá preencher algumas informações sobre o seu negócio e será direcionado para uma página que te possibilita vincular sua nova conta com o Facebook;
  4. Você pode vincular a sua conta com sua Página comercial do Facebook;
  5. Depois disso, basta selecionar a categoria na qual sua empresa se encaixa;

Pronto! Agora é só utilizar sua conta comercial, abusando dos diferentes formatos que a plataforma oferece e criando conteúdos que agreguem a sua marca.

A maior rede social do mundo possui características parecidas com a do Instagram e oferece uma grande variedade de formatos de conteúdo, desde o compartilhamento de imagens e vídeos, até anúncios pagos.

Para criar a sua conta siga os próximos 3 passos:

1. Acesse o Facebook com sua conta pessoal;
  2. Ao lado do ícone de sua imagem do perfil terá um símbolo de +, ao clicar, basta selecionar a opção “Página” e então começar a configurar informações como nome, categoria e descrição;
  3. Para configurar sua página basta preencher as informações solicitadas, escolher uma foto de perfil com seu logo e uma capa profissional;

Agora sua página está pronta para ser utilizada na divulgação de publicações e anúncios pagos.

No caso do Linkedin, o foco deve ser as conexões com negócios e a postura profissional da empresa. Aqui é possível demonstrar a sua expertise nos assuntos que cabem ao seu negócio, transformando a sua marca em uma grande autoridade no segmento da sua empresa.

Para criar a sua conta entenda os 6 passos a seguir:

1. Entre no seu perfil pessoal e clique no ícone “Soluções”, no canto superior direito;
  2. Clique em “Criar uma Company Page”;
  3. Escolha o tipo de página que você deseja criar. As opções são: Instituição de Ensino, Pequenas Empresas, Médias e Grandes Empresas, Showcase Page;
  4. Preencha todas as informações sobre seu negócio;
  5. Confirme que você tem o direito de criar a página em nome da instituição;
  6. Clique em “Criar Página” para finalizar.

Com esses passos simples, você já poderá começar a divulgar suas especialidades e a conectar-se com negócios, clientes e colaboradores através da sua página!

WHATSAPP BUSINESS

O aplicativo de mensagens instantâneas mais popular da atualidade é uma ótima ferramenta para comunicar-se diretamente com seus clientes, oferecer promoções, receber pedidos do Compre online em Santo André, marcar presença, demonstrar entendimento sobre as necessidades do consumidor, fomentar um relacionamento positivo com cada um deles, além de criar um perfil empresarial com a descrição da sua empresa, site e até mesmo uma espécie de catálogo para seus produtos e serviços, facilitando a venda online.

Para seu cadastramento basta:

1. Baixar o WhatsApp Business na Google Play Store ou App Store;
  2. Abrir o app, ler e concordar com os termos, para dar andamento à criação da sua conta;
    Permitir que o app acesse seus contatos, fotos e arquivos;
  3. Inserir e verificar seu número de telefone comercial, através da melhor opção, seja envio de código através de SMS ou ligação;
  4. Continuar e inserir o código que recebeu;
  5. Neste passo, caso seu número esteja cadastrado em uma conta de WhatsApp pessoal, anteriormente, é possível realizar um backup que migra as suas conversas e contatos para a conta comercial;

Depois disso basta configurar o seu perfil com informações como: nome, descrição, foto, recado e horário de funcionamento, além de programar mensagens automáticas.

Chegamos ao final dos conteúdos de Como iniciar ou aprimorar suas vendas online, temas que compõem a Campanha “Compre em Santo André, Prestigie seu Bairro” em formato de e-book.

Aproveite e acesse nosso e-book com artigos e tutoriais em vídeos, disponível gratuitamente em nosso site prestigieseubairro.acisa.com.br