ACISA Podcast – Chegou a hora de preparar os líderes da nova geração

Chegou a hora de preparar os líderes da nova geração

O começo do século XX trouxe a visão do economista e sociólogo alemão Max Weber de que um líder deveria ser dominante. Em meio a tantas teorias seguintes que, ao longo dos anos, se dedicaram a estudar o conceito de liderança, o fato é que a corrente do “líder autoritário” demorou para ser estremecida. Estamos certos de que muitos de vocês já tiveram seus problemas com líderes ou chefes exageradamente impositivos e dispostos a falar, mas pouco motivados a ouvir, não é mesmo?

Atualmente, porém, o panorama é outro. A liderança de hoje é conduzida por habilidades comportamentais que não podem mais deixar de ser parte do portfólio de quem está à frente de um time de colaboradores.

O líder de hoje e do amanhã

Para ter um líder eficiente e que traga valor às pessoas e ao negócio, é muito importante que as empresas invistam em treinamentos que fortaleçam e desenvolvam habilidades cruciais para que aquele líder autoritário esteja cada vez mais distante da cultura organizacional. E de quais skills estamos falando? Vamos a elas:

Inteligência Emocional: Saber lidar com as emoções – tanto as próprias quanto as alheias – é crucial para um líder. Um gestor de pessoas deve ser capaz de cultivar boas relações, de prestar suporte e de promover um ambiente de bem-estar.

Resiliência: Em um mundo tão marcado por doenças e transtornos emocionais, como ansiedade, Burnout, depressão e outros males, é de fundamental importância que pessoas em cargos de liderança sejam resilientes e “vejam o copo cheio”. Com a chegada da Covid-19, então, a resiliência é uma skill que se tornou ainda mais procurada pelas empresas.

No entanto, fica o alerta para que você não se permita cair em uma armadilha. Resiliência não significa imunidade a qualquer doença que impacte a mente. Assim como é importante trabalhar a força emocional, é igualmente necessário conhecer seus limites e não extrapolar diante de cenários desgastantes.

Comunicação: Tenham em mente que não é e não pode ser normal um colaborador ter medos ou receios de falar com o seu líder. A liderança, hoje, precisa trazer uma comunicação transparente, clara e aberta. Líderes e liderados têm o papel de construir juntos um relacionamento de confiança.

O líder deve estar aberto para ouvir sugestões, ideias, pensamentos e críticas construtivas, ou seja, precisa estar disposto a criar um ambiente saudável e seguro de comunicação. Um líder que só sabe falar e não está disponível para ouvir seguramente terá problemas para motivar pessoas.

Empatia: Para qualquer situação da vida a empatia é uma característica fundamental. É importante estar disposto para compreender emocionalmente o que as outras pessoas estão sentindo. Quedas de produtividade não são resultado de preguiça ou má vontade. Elas podem ser motivadas por problemas pessoais ou profissionais vividos pelo colaborador. O líder deve buscar entender e oferecer o suporte necessário para retomar à normalidade.

Pensamento ágil: As empresas devem ter agilidade para tomar decisões, gerenciar crises e reagir a cenários que fujam do normal. As lideranças precisaram ser ágeis para não deixar com que a dinâmica das empresas se perdesse durante a transição do trabalho presencial para o remoto durante a pandemia, por exemplo.

O líder moderno precisa estar pronto para adaptar estratégias de negócio quando necessário e lidar sem perder tempo com desafios inesperados.

Ser inclusivo: É natural que as pessoas tenham maior facilidade de trato com aqueles cuja linha de pensamento é semelhante. Um líder, porém, deve estar sempre pronto para lidar com os mais diferentes perfis de indivíduos. Em tempo no qual a diversidade e a inclusão estão em alta, a liderança tem o papel de criar estratégias para tornar o ambiente saudável a todos os públicos e fazer com que personalidades e ideias diferentes se somem ao invés de se enfrentarem.

Este conteúdo foi produzido pelo portal Learning SG.com