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ACISA Podcast – Chegou a hora de levar sua empresa e as pessoas para o futuro

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O conceito de “futuro” está, muitas vezes, alinhado a algo que ainda está distante. Quem assistiu o segundo filme da trilogia De Volta Para o Futuro (Back to the Future Part II), por exemplo, notou o quanto os realizadores da icônica obra esperavam, em 2015, um mundo completamente diferente da década de 80, especialmente por conta do upgrade tecnológico – e vale dizer que eles mais acertaram do que erraram em suas previsões, trazendo a tona biometria, casa inteligente, tela plana e até mesmo os carros voadores que, embora não tenham preenchidos nossos céus há seis anos, ao menos já estão com protótipos em desenvolvimento. Porém, enquanto na ficção há um “tempo de espera” de quase 30 anos entre a realidade da época e o futuro desenhado, quando falamos em mercado de trabalho, o intervalo é consideravelmente menor.

Em meio a isso, é indiscutível que as companhias não podem mais esperar para tornar o seu presente mais próximo de um futuro que já bate à porta. Para isso, é necessário planejamento e investimento assertivo no desenvolvimento de pessoas. Além disso, há desafios que deverão ser superados.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo LinkedIn, as soft skills já caíram nas graças da Geração Z, que entende sua importância, e portanto tem preocupações. 72% desses jovens sentem que a pandemia prejudicou o aprendizado de tais habilidades. Para eles, aliás, a distância ou de volta para o escritório, comunicação, inteligência emocional, aprendizado contínuo, capacidade de resolução de problemas e adaptabilidade são competências que não podem mais deixar de serem trabalhadas. 

 AS HABILIDADES DO SÉCULO XXI

Embora os profissionais competitivos tenham a noção de que a aprendizagem contínua é necessária e poderosa, é sempre importante se questionar sobre quais skills devem ser priorizadas. Em seu blog, a ATD traz a lista de habilidades mais importantes para o século XXI listadas pela The Conference Board. São elas:

  • Pensamento globalizado e alta compreensão de negócios;
  • Habilidade de encontrar propósito em meio a mudanças organizacionais;
  • Habilidade de se adaptar a diversas situações;
  • Autodirecionamento para mapear sua própria aprendizagem;
  • Lifelong Learning: aprendizagem motivada pela curiosidade, pela paixão e ao longo de toda a vida;
  • Habilidade para extrair propósito em ambientes que requerem autoconsciência, pensamento adaptativo (ter respostas para situações inesperadas) e mindset de design;
  • Trabalho em equipe – um ambiente de trabalho colaborativo e engajador é positivo para influenciar pessoas;
  • Agilidade e resiliência para tomar decisões e resolver problemas;
  • Mentalidade positiva e de crescimento – encarar desafios como oportunidades;
  • A capacidade de ser polivalente.

Para atrair, reter e desenvolver pessoas, o futuro nunca esteve tão presente. É hora das empresas reverem conceitos, se prepararem para as mudanças e assumirem uma postura competitiva.

Este conteúdo foi produzido por LEARNING SG.com