ACISA Podcast – 5 Forças de Porter e sua Importância no Ambiente Corporativo

Você conhece as famosas 5 forças de Porter? Sabe qual a importância e a relevância delas no mundo corporativo? Não? Então esse podcast vai te ajudar!

Michael Porter, um dos professores mais jovens da história da Harvard Business School, revolucionou toda a análise estratégica moderna ao conceber um conceito que mudaria a forma como enxergamos o mundo corporativo, ao criar o modelo de 5 forças que analisassem a competitividade entre as empresas, forças que ajudam a desenvolver uma estratégia empresarial eficiente, onde o administrador deve ser capaz de analisar o mercado para traçar estratégias futuras e assim melhor posicionar sua empresa no mercado.

Qual a importância da análise de Porter?

Segundo Porter, “a essência da estratégia é escolher o que não fazer” as 5 forças auxiliam você a entender o que o mercado está fazendo, onde estão as principais oportunidades de inovação, quais os principais gaps dentro do seu modelo de negócios. Para que assim você consiga uma visão holística e entender que dentro do mercado, você não possui apenas concorrentes diretos, mas uma competitividade que vai além disso, o que faz com que essa análise seja o principal diferencial de Porter.

5 Forças de Porter

1. Rivalidade entre os concorrentes

A rivalidade entre os concorrentes é considerada uma das principais forças ao analisarmos o mercado, afinal, é importante analisar dentro do mercado qual o nível de competitividade entre os players envolvidos. Quanto mais competidores, maior a rivalidade. Além disso, quanto maior a rivalidade entre os concorrentes maior a necessidade de uma vantagem competitiva, a agressividade da precificação dentro do mercado. Dos aspectos apresentados por Porter, esta é a mais significativa, é a importância de analisar os pontos fortes dos concorrentes diretos, aqueles que vendem um produto similar e no mesmo segmento de mercado.

1. Poder de negociação dos fornecedores

Os compradores possuem várias opções no mercado, sendo assim o poder se encontra nas mãos dos clientes, e a empresa deve conquistar e reter os clientes. Neste processo, o cliente irá comprar onde a escolha for mais agradável. Portanto, quanto maior o nível de competição do mercado em que seu produto está inserido, maior é o controle dos próprios consumidores sobre suas vendas. Dependendo da indústria, fornecedores têm mais ou menos poder. Tudo depende da oferta e da demanda. Quando os fornecedores são poderosos, eles sugam a rentabilidade, inflacionando os preços. Por total dependência, a empresa fica refém dos desejos dos fornecedores.

1. Poder de negociação dos compradores

Quando o comprador é grande e tem poder de negociação ele pode forçar os fornecedores a trabalhar conforme as suas regras, otimizando seus negócios e aumentando sua rentabilidade. Um comprador forte que tem uma rede de fornecedores com grande dependência e pouco poder de barganha, acaba sendo submetido ao jogo do comprador.

1. Ameaça de novos entrantes

Entrantes trazem nova capacidade financeira e ou produtiva, desejo de ganhar parcela de mercado e recursos substanciais. Com isso os preços podem cair e o custo aumentar, diluindo a rentabilidade de todos os outros concorrentes.

1. Ameaça de produtos substitutos

Todas as empresas em uma indústria estão competindo com indústrias que fabricam produtos substitutos. Os substitutos reduzem os retornos em um setor, estabelecendo um teto nos preços e lucros.

É importante que os gestores conheçam as 5 forças de Porter para terem uma visão clara do mercado e cenários atuais e e identificarem as ações a serem tomadas diante das oportunidades e ameaças.

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.