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ACISA Podcast – 10 dicas de como tornar o home office produtivo

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Você consegue manter sua produtividade no home office como no trabalho? Muitas pessoas têm seu desempenho diminuído quando têm que trabalhar em casa!

Isso acontece por diversas associações que a mente faz, como considerar nossa casa um ambiente pessoal, de descanso ou por não ter um deslocamento até o ambiente oficial de trabalho.

Além disso, é comum a presença dos familiares, podendo ser uma distração para as responsabilidades profissionais. Contudo é um momento importantíssimo para manter as atividades em dia e precisamos ser muito produtivos para isso!

Com isso, veja estas 10 dicas incríveis para você ter muito ânimo e ser muito produtivo:

1. Mantenha sua rotina!

Em meio à crises, como pandemias, há grandes mudanças em nossas vidas, porém é muito importante manter a rotina diária para manter nossa produtividade. Por exemplo, se você tem a rotina de toda segunda-feira assistir ao jornal e depois ler x páginas de um livro antes de trabalhar, continue fazendo isso! Claro que, adaptando à uma rotina caseira…

2. Defina horários

Para manter sua rotina e sua produtividade, é importante definir horários para as atividades que realizará. Por exemplo, 7 horas acordar; 8h começar as atividades do trabalho; 12h almoçar e assim por diante, pois isso facilita sua organização!

3. Troque de roupa

Pode parecer besteira né?! Mas, trocar de roupa para começar as atividades ajuda o inconsciente a saber que aquele é o momento de trabalho. Por isso, tire o pijama e coloque, se sua empresa tiver, seu uniforme ou qualquer outra roupa, que claro, seja confortável!

4. Defina um espaço de trabalho

Assim como trocar de roupa, definir um espaço no qual você irá unicamente trabalhar, ajuda na sua proatividade. Escolha um ambiente calmo, silencioso, limpo, arejado e de preferência uma mesa com espaço ou se possível, semelhante ao do seu local de trabalho oficial.

5. Organize suas tarefas!

Para manter sua produtividade, é interessante organizar suas tarefas, anotando qual atividade deve ser realizada em tal intervalo de tempo e seu prazo, separando-as por dia ou semanalmente. Por exemplo, segunda-feira: fazer o texto e entregar na quarta-feira; terça-feira: organizar planilhas; etc. Para ajudar na priorização das tarefas, a Matriz de Eisenhower é muito boa para realizar o que é mais importante e urgente:

  • É importante e urgente: Faça imediatamente;
  • É importante, mas não urgente: Decida quando você vai fazer;
  • Urgente, mas não é importante:  delegue para outra pessoa;
  • Não é importante, nem urgente: faça mais tarde.

Há diversas plataformas que facilitam essa organização, como o Scrum, Trello, Google Agenda, entre outras.

Scrum é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, similar à uma planilha, mas também pode ser utilizado para tarefas pessoais. É uma ferramenta intuitiva e visível, possível de organizar as tarefas e subtarefas, colocando prazo de entrega e o andamento da atividade, como iniciada, finalizada, atrasada, etc.

Trello é uma ferramenta disponível também em aplicativo de celular, o que facilita o acesso dele a qualquer momento. Nele é possível colocar tarefas para fazer, sendo realizadas e feitas, em forma de lista, tópico, texto, etc., além de poder colocar cores, imagens e gráficos para facilitar a visibilidade.

Google Agenda é um serviço de calendário online, possível de usar no computador e também no dispositivo eletrônico, em que é possível anotar as tarefas que serão realizadas em cada dia, adicionar compromissos, eventos e colocar um lembrete para atividade. Além disso, é possível agregar à sua agenda diversas agenda públicas.

6. Marque reuniões virtuais com frequência

É sempre bom manter contato com seus colegas de trabalho, para trabalharem remotamente juntos. É possível fazer isso por ligações ou vídeo chamadas. Há diversas ferramentas que disponibilizam reuniões online, como Skype, Zoom, Google Hangouts ou até mesmo o Whatsapp. Marque, por exemplo, uma reunião toda segunda-feira às 9 horas, assim, vocês compartilham experiências logo no começo da semana!

7. Use um meio de comunicação único de trabalho

É interessante ter um meio de comunicação profissional, como a plataforma Workplace, que é uma rede social corporativa bem similar ao Facebook (é possível montar grupos, fazer postagens, mandar mensagens e documentos, etc.), pois assim é possível compartilhar e registrar informações ou conteúdos somente do trabalho. Escolha uma plataforma mais condizente com seu trabalho e poste, por exemplo, planilhas que estão utilizando, etc.

8. Compartilhe atividades

Trabalhar em casa dificulta a visibilidade das atividades que estão sendo realizadas por você e seus colegas. A partir disso, tente compartilhar com eles as tarefas que estão realizando, pois acompanhando os trabalhos aumenta a motivação de manter a produtividade! Por exemplo, faça um post na plataforma do trabalho com as tarefas realizadas no dia ou na semana.

9. Faça intervalos

Em home office, há uma maior tendência a distrações, com isso, é importante definir intervalos de descanso entre as tarefas para manter-se proativo. Assim, defina, por exemplo, que irá trabalhar por 2 horas e descansar por 20 minutos ou utilize a Técnica Pomodoro, o que for mais condizente com a sua realidade.

10. Tenha um tempo de lazer

Por já estar em casa, é comum no home office ultrapassar os horários, isto é, tendenciar a ficar muito tempo trabalhando e não reservar um tempo para descansar, ficando esgotado. Sabendo disso, faça atividades que não sejam relacionadas ao trabalho, como assistir filmes, séries de interesse ou algo que goste, pois é muito importante ter esse tempo de relaxamento e atividades de lazer para se recompor e manter sua produtividade!

Por fim, é preciso se cuidar e usar o home office como uma oportunidade para aumentar a produtividade. É muito importante aproveitar o tempo ganho, por exemplo, ao não precisar se locomover até o local de trabalho, além de manter a rotina, organização, comunicação e equilíbrio nas atividades e descanso. Portanto coloque as 10 dicas em prática e tenho certeza que seu home office será muito mais produtivo!

Este conteúdo foi realizado em parceria com a UFABC Junior.