80 Anos ACISA
A Associação Comercial e Industrial de Santo André – ACISA foi fundada em 13 de fevereiro de 1938, em reunião na sede do E.C. Corinthians de São Bernardo.
Nasceu em São Bernardo, porque era o município único em 1938. Transformou-se em Santo André, quando o município trocou de nome e de sede. Mesmo com a criação da Associação Comercial e Industrial de São Caetano no mesmo ano, a ACISA abrigou vários representantes importantes do empresariado são-caetanense por muito anos mais.
A história da ACISA está dividida em três fases, cada uma delas com características próprias e particulares:
1ª Fase: 1938 a 1963 – Criação e consolidação
2ª Fase: 1963 a 1988 – a sede histórica
3ª Fase: 1988 a até o momento: a modernização
A primeira Diretoria, eleita por aclamação, era formada por:
Presidente: Antonio Rodrigues Peixoto
Vice-Presidente: Joaquim Antunes dos Santos
1º Secretário: Dino Henrique Zanaroli
2º Secretário: Armelindo Franchini
1º Tesoureiro: Ullisse Martins Pinheiro
2º Tesoureiro: Italo Lazzuri
Denominada como sociedade civil, de intuito não lucrativo e com duração ilimitada, é considerada um órgão técnico consultivo auxiliar do poder público.
A ACISA é declarada como prestadora de serviços de UTILIDADE PÚBLICA nos âmbitos FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
A sede da entidade permanece há anos na Av. XV de Novembro, 442, na cidade de Santo André, em São Paulo.
80 anos de fundação
2018 é um ano muito especial para a ACISA, uma instituição forte que tem como seu alicerce a honestidade, ética e transparência e que chega aos 80 anos com a experiência de uma anciã, mas com determinação e garra de uma jovem empreendedora.
Durante essas oito décadas, não faltaram desafios e obstáculos para serem vencidos. Afinal, a essência da ACISA sempre foi trabalhar na defesa dos interesses de seus associados, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e maior geração de renda para a sociedade.
Uma forte característica que sempre acompanhou a ACISA é ser apartidária e trabalhar com independência, pois não recebe nenhum subsídio público e sua sustentabilidade provém apenas das mensalidades dos associados e pela venda de seus serviços. Sua diretoria é formada por empresários que doam parte de seu tempo para ajudar e trabalhar em prol do associativismo, ao bem comum da classe empresarial e também para manter a saúde financeira da entidade.