Com a proximidade das eleições, a ACISA reforça a importância do eleitorado regional votar em candidatos locais a fim de aumentar a representatividade do Grande ABC nas esferas estadual e federal. A iniciativa está fundamentada na campanha apartidária “Quem é do ABC Vota pelo ABC”, realizada em parceria com a Octopus Comunicação e com apoio de mais de 30 instituições e entidades de classe e da sociedade civil.

A ação surgiu em razão da perda de representatividade nos últimos pleitos, haja vista que a região, que chegou a ter 9 deputados estaduais em 2006, passou a ter 8 em 2010, caindo para apenas 7 em 2014. Em relação aos deputados federais, depois de conseguir eleger 4 representantes por duas eleições seguidas, a região viu este número cair pela metade em 2014.

O objetivo da campanha Quem é do ABC Vota pelo ABC não é favorecer nenhum candidato ou legenda. É defender o Grande ABC para que tenha mais influência, mais verba, mais investimentos e mais oportunidades. “Quando estamos juntos, somos grandes. Somos o Grande ABC com 2,1 milhões de eleitores. Está na hora de reassumirmos nosso protagonismo. Estamos perdendo representantes a cada eleição. E esta perda de poder político, entre outras coisas, resultou na saída de grandes empresas, criando um cenário que já seria preocupante para qualquer região, mas que é especialmente inadmissível para quem, como nós, carrega a indústria no seu DNA”, justifica Paulo Cesar Ferrari, presidente da Octopus Comunicação.