As iniciativas também contribuem para redução dos custos operacionais e do nível dos estoques.

Planejar a operação da loja pode ser mais complexo do que se imagina. Afinal, ter tudo definido, nos mínimos detalhes, traz inúmeras vantagens. Além do aumento da produtividade, é possível reduzir custos operacionais com a otimização do trabalho da equipe e diminuir o nível dos estoques (a partir de uma reposição mais eficiente).

A seguir, você encontra cinco ações práticas que ajudarão sua loja a obter esses resultados.

  1.  Para ganhar produtividade, é preciso estabelecer uma rotina de todas as tarefasque precisam ser executadas no dia. O ideal seria definir também o período em que devem ser realizadas. Por exemplo: das 8h às 9h00, conferir prazos de validade; das 10h às 11h inventário de uma determinada categoria; e assim por diante. Essa medida também ajuda a evitar a ociosidade dos colaboradores. Afinal, quando um funcionário não sabe o que fazer após a conclusão de uma atividade, acaba conversando durante muito tempo, andando de um lado para outro ou ajeitando uma gôndola que já está arrumada, entre outras situações.
  2.  Em muitos supermercados, ainda é comum ter um funcionário para cumprir somente uma função, como só para repor produtos nas gôndolas ou apenas operar checkout. De uns tempos para cá, vem crescendo o número de empresas investindo em funcionários multitarefas. Ou seja, em momentos de pouco movimento, a pessoa do caixa pode ajudar a abastecer as gôndolas, por exemplo.
  3.  A desorganização dos estoques torna a reposição mais lenta, já que há dificuldade em encontrar os produtos. Para a mercadoria ser encontrada mais facilmente, é preciso deixar essa área sempre organizada. Um cuidado importante é deixar na frente os produtos que devem ser levados primeiro para a área de vendas, como os que estão com data de validade próxima de vencer.
  4.  Para otimizar tempo, também é recomendado traçar o caminho que o funcionário percorre na loja para realizar as tarefas.
  5.  Quando possível de ser realizado, o abastecimento noturnotambém aumenta a produtividade e reduz custos. Com a loja fechada, o trajeto dos veículos pode ser feito com menos interrupções.

Fonte: Supermercado Moderno.

Veja também: