Pouco mais da metade dos pequenos empreendedores planejam fazer algum investimento em seu negócio em 2019. Segundo pesquisa divulgada pelo Sebrae nesta quarta-feira (14), a parcela dos que devem investir é de 52,8%. O levantamento foi feito com mais de 5,8 mil empresas entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro.

A maioria dos que pretendem investir no próximo ano diz que tem o plano de modernizar o negócio, com 51% dos entrevistados. A ampliação da capacidade produtiva é o segundo investimento mais citado, com 23,5% das respostas.

Na divisão por setores, o comércio é apontado na pesquisa como o que tem maior percentual de empresários que pretendem investir: 55%. No setor de serviços, são 53% e na indústria, 50%.

Em um levantamento considerando as empresas maiores, os empresários que dizem que pretendem investir em 2019 também são maioria – 97%, segundo pesquisa divulgada pela Deloitte.

Valores

Segundo o levantamento do Sebrae, a maior parte (46%) das empresas que pretende investir em 2019 vai destinar para as inovações um valor inferior a R$ 20 mil. Já outros 16% ainda não sabem quantificar o montante de que vão dispor para investir.

A pesquisa também mostra que um a cada quatro pequenos empresários chegaram a atrasar algum pagamento em 2018. Entre os que ficaram com pendências, 77% conseguiu negociar o débito com o credor.

Já os que afirmam ter pagamentos em atraso no momento são 15%. O dado considera pequenos empresários que estejam com algum pagamento atrasado há mais de três meses. Entre eles, 90% culpam a crise econômica pela situação. Outros 3% afirmam que esqueceram de pagar.

Fonte: G1

Veja também: