A questão do uso de dados pessoais na internet é muito pautada em empresas de tecnologia e software. Pensando nisso, uma ferramenta chamada HackNotice foi anunciada. A novidade pode ser essencial para ações dinâmicas, pois o funcionamento é simples: quando o usuário se deparar com algum site suspeito por falha de segurança ou de informações pessoais expostas, automaticamente será alertado.

Desenvolvida por Steve Thomas, o mesmo criador do PwnedList (que checa se endereços de e-mail tiveram suas senhas expostas na web), o programa consulta um banco de dados com informações de mais de 20 mil relatórios de brechas, que monitoram se as contas de e-mail foram comprometidas em eventuais invasões de sites onde elas estão cadastradas.

Para usar basta registrar os sites desejados para monitoramento. Na sequência, criar listas dos sites que deseja acompanhar e onde seus e-mails estão cadastrados ou possua uma conta / perfil. Feito isso, o usuário passa a receber notificações sempre que os sites cadastrados na sua lista forem vítimas de alguma brecha de segurança. Com esse alerta, você pode executar ações preventivas rápidas, como mudar a senha ou excluir sua conta da página invadida.

O software está disponível para PCs, smartphones Android e iOS.

 Fonte: Adnews

Veja também: