O Dia das Mães está se transformando na data mais importante do varejo no primeiro semestre. Neste ano, as vendas tendem a ser melhores do que as do ano passado, estimuladas pela queda nos juros e pelo aumento da renda do brasileiro.

Ou seja, esta é uma ótima oportunidade para o empresário comercializar mais e ganhar visibilidade. Aquele que entende como se comporta o cliente nesta data sai na frente dos concorrentes. Nesse ponto, o Google pode ajudar. Um levantamento feito pela empresa de tecnologia mostra um pouco do perfil dos compradores brasileiros do Dia das Mães. Confira as dicas:

Nem todo presente é físico

No ano passado, a busca por serviços e programação culturais para comemorar a data cresceu 33% em relação ao ano anterior. Os destaques ficam para buscas de restaurantes (26%), spas (23%) e ingressos para teatro (21%).

A maioria dos brasileiros utiliza o smartphone como principal meio de acesso à internet, principalmente quando a intenção é comer e beber, momento no qual os consumidores costumam buscar também pelo termo “perto de mim”.

Brasileiro só compra de última hora? Que nada.

A expressão “brasileiro deixa sempre para a última hora” não serve para as buscas de Dia das Mães, que começam aproximadamente com um mês de antecedência, sendo que o mobile representa 63% deste volume.

O Google recomenda a criação de campanhas na internet com os termos “Dia das Mães”, “presentes” e “homenagem”, alguns dos tipos de buscas que mais crescem no mês anterior à data, para deixar a marca no radar dos consumidores.

O empreendedor também pode fazer listas de remarketing para impactar novamente quem costuma comprar nas datas comemorativas.

Presente para mãe não tem preço… será?

Diferente de outras datas, no Dia das Mães os consumidores estão interessados em saber sobre homenagens ou lembranças. Buscas como “presentes criativos para as mães” e “como fazer presente para a mãe” estão em alta.

Exemplo disso são os termos “cartão Dia das Mães”, que cresceram 33% em 2017 comparados ao ano anterior e “poema”, que registrou crescimento de 29%.Os empreendedores podem aproveitar esse momento para compartilhar dicas sobre como homenagear as mães e criar presentes diferentes e únicos.

O mundo digital tem influência na loja física

Marketing digital é para quem vende online. Esse é um grande mito que as últimas datas comemorativas têm ajudado a quebrar. O número de pessoas que procura online antes de visitar as lojas aumenta em 43% na semana da data.

Flores (137%), beleza (46%), moda (30%) e joias (64%) são os segmentos mais impactados.

Sogra também é mãe…

Obviamente, as mães são as grandes homenageadas e presenteadas da data, com 88% das intenções de compra, mas o consumidor brasileiro costuma se lembrar também de outras figuras maternas da família: esposas ficam em segundo lugar, com 17%, seguidas por avós (15%), sogras (14%) e filhas (5%).

Fonte: Diário do Comércio

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