fbpx
Menu fechado

Palavra do Presidente

O ano de 2019 foi de grandes expectativas e desafios para todos os brasileiros. Para o novo ano que se inicia, temos a certeza que será muito diferente, pois não faltam boas previsões de crescimento econômico. Será o início de uma fase de recuperação, que mesmo lenta, apostamos em sua sustentabilidade.

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) vem apresentando alta e fechou 2019 com a taxa básica de juros em 4,5%. Assim, a Selic está no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986, garantindo sob controle a inflação social, além de estimular a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo.

A região do Grande ABC, que por muito tempo viveu em torno da indústria automobilística, vem passando por mudanças e guinando novos segmentos, como é o caso da indústria química. A Rhodia, por exemplo, que já fez aportes de modernização em 2017 e que emprega 600 funcionários, vai investir R$ 10 milhões na planta andreense e, a Braskem realizará investimento de R$ 600 milhões até 2021. Não podemos esquecer que a indústria química da região tem potencial muito grande, pois de todos os produtos de tinta imobiliária do Brasil, quase 70% vêm do Grande ABC. Isso sem falar do polo e da indústria de plástico e cosméticos.

Outro setor que está em crise, o da construção civil, deve acelerar o ritmo em 2020. De acordo com Odair Senra, presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado), as vendas fechadas em 2019 reduziram os estoques de imóveis à venda e abriram espaço para novas obras, permitindo que as construtoras também possam aumentar as contratações de trabalhadores.

Para o novo ano que se inicia, não faltam boas previsões, mas o maior desejo de todos é que a economia consiga se desvencilhar da política. Somente assim, teremos uma economia forte e independente e que não sofra oscilações diante de qualquer crise política. O empresário brasileiro quer trabalhar, quer empregar, ser respeitado e contribuir para o desenvolvimento social e econômico deste País que esbanja riqueza e talentos.

Feliz Natal e excelente 2019!